Temp

Pontos MIS Barueri exibe com exclusividade “A Viagem de Pedro”, com Cauã Raymond

- 19 de setembro de 2022

No próximo dia 24, sábado, às 19h, o Bate-papo de Cinema Pontos MIS será muito especial. Acontecerá o lançamento do longa-metragem “A Viagem de Pedro”, que tem o ator Cauã Reymond no elenco. O evento será no Centro de Eventos, na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672 - Jardim Tupanci. A entrada é franca e não é preciso ingresso, basta comparecer.

Há dois anos a Secretaria de Cultura e Turismo se tornou parceria do Museu da Imagem e do Som (MIS) e desde então exibe diversos longas, curtas, além de oferecer gratuitamente oficinas e workshops para o público.

O filme “A viagem de Pedro” é a nova produção dirigida pela cineasta Laís Bodanzky, que apresenta um retrato diferente de uma das figuras históricas mais importantes do Brasil, Dom Pedro I.

A bordo da nau inglesa Warspite, em 1831, Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, está em viagem de retorno à Europa. Durante a travessia ele reflete sobre sua vida no Brasil desde a infância até sua saída na calada na noite. O filme se passa no Oceano Atlântico em um navio onde se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados. Pedro se vê doente e inseguro. Em busca de um lugar e uma pátria e em busca de si mesmo.

O Pontos MIS é um programa que realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

Esta edição especial compõe a programação 16ª Primavera de Museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, em 2022, traz o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, tendo em vista o bicentenário da independência.

Sobre a diretora
Laís Bodanzky estreou na direção com o curta-metragem “Cartão vermelho”, selecionado para o New York Film Festival de 1995. O reconhecimento no cinema se deu com a realização do longa “Bicho de sete cabeças” (2001), uma produção que conquistou diversos prêmios e apresentou para o mundo o ator Rodrigo Santoro.

Laís possui outros filmes aclamados no currículo como “Chega de saudade” (2007) e “As melhores coisas do mundo” (2010), que estreou no Festival de Roma, além de documentários para cinema e televisão como “Cine mambembe, o cinema descobre o Brasil” e “Mulheres olímpicas” para o canal ESPN.

Em 2019, Laís foi convidada para ser membro da The Academy (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), votando nos filmes do Oscar. Durante 15 anos coordenou os projetos sociais Tela Brasil de ensino e exibição de filmes nas periferias do Brasil, fomentando a indústria de cinema em seu país e levando mais de um milhão de pessoas às salas de cinema, a maioria indo pela primeira vez.