Temp

Quatro UBSs abrem neste fim de semana para atender pessoas com sintomas de coronavírus

- 20 de março de 2020

Buscando estender cada vez mais a assistência aos pacientes com sintomas relacionados ao novo coronavírus (covid-19), especialmente os que apresentam dificuldade respiratória e febre, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri abrirão as portas neste sábado e domingo (dias 21 e 22), das 7 às 19h.

São elas: UBS Amaro José de Souza, do Jardim Mutinga; UBS Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval; UBS João de Siqueira, do Jardim Reginalice; e UBS Maria Francisca de Melo, do Parque Viana.

O atendimento nessas unidades será destinado exclusivamente a pacientes sintomáticos de maior gravidade. Os pacientes receberão o acolhimento necessário e quadros mais graves serão encaminhados ao HMB, responsável por colher os exames caso haja solicitação médica.

É bom lembrar que quem tiver sintomas gripais leves deve manter os cuidados em casa e evitar aglomerações para que não haja complicações no quadro de saúde.

Além das UBSs, os prontos-socorros da cidade seguem atendendo normalmente.

Rede ampliada contra o coronavírus
Esta semana a cidade adaptou todas as 19 UBSs para realizar esse atendimento durante seus horários de funcionamento normais, o que será mantido até que o surto acabe. Além disso, mais UBSs devem começar a atender também aos finais de semana em breve.

O plano de contingência de coronavírus forçou o adiamento de consultas e exames de baixa complexidade nas UBSs, garantindo apenas o atendimento de pacientes sintomáticos para a covid-19 e também casos prioritários, como gestantes e pessoas com doenças crônicas graves.

Lembre-se: só busque uma unidade de saúde se apresentar dificuldade respiratória e febre. Caso isso não ocorra, o mais seguro é ficar em casa, longe de aglomerações e, portanto, possível transmissão. Idosos e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, pessoas com câncer etc.) são as mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença, que pode levar à morte.

O afastamento social é a melhor arma para conter a pandemia, especialmente nesta fase inicial, como a que está ocorrendo aqui no Brasil.

Temp