Ipresb realiza evento do Programa de Preparação para Aposentadoria

- 20 de março de 2023

Com uma palestra intitulada “Por que parar?”, ministrada pela assistente social Marília Berzins, e o objetivo geral de acompanhar os segurados municipais no processo de transição para aposentadoria, o Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores de Barueri) realizou na quinta-feira, dia 16, o evento de abertura e sensibilização de 13 encontros da 11ª edição do PPA (Programa de Preparação para Aposentadoria).

O slogan é: “Juntos, pensamos o futuro! E o intuito é oferecer subsídios para o conhecimento da multidimensionalidade que envolve a aposentadoria com qualidade e de como se preparar para esta fase.

Os encontros serão realizados entre 23 de março e 29 de junho deste ano, no período da manhã, das 8h30 às 11h30; e da tarde, das 13h30 às 16h30, na sede do Ipreb, na alameda Wagih Sales Nemer, 85 – Centro. Os servidores municipais interessados em participar poderão se inscrever pelo WhatsApp: (11) 94538-3368. As vagas são limitadas.

Objetivos específicos
O PPA visa orientar quanto aos aspectos previdenciários, informando e esclarecendo sobre legislação pertinente ao regime próprio de Previdência Social e regime geral, além de refletir sobre cidadania, destacando conquistas garantidas no Estatuto do Idoso; envelhecimento e mudanças, conscientizando a respeito da promoção de saúde física e psíquica; e identidade profissional, à luz do envelhecimento.

Busca também avaliar trajetória profissional, resgatando potencialidades e promovendo (re)descobertas de habilidades e novos interesses; e perspectivas para reinserção produtiva, auxiliando na construção de projeto de vida para a nova fase do ciclo.

Por que parar?
Na palestra para 152 segurados, Marília Merzins, de 65 anos, explicou como funciona a questão da aposentadoria, deu dicas, exemplos, exibiu vídeos e imagens mostrando condições vividas por pessoas idosas. Partiu do princípio que leva uma pessoa a decidir pela aposentadoria na fase da velhice oficial, que no Brasil é a partir dos 60 anos. “É um processo individual, que decide quando e onde vai parar. Isso que é fundamental. Não é um processo igual para todos. E que antes de se aposentar, tenha respostas para algumas questões, como planejamento financeiro, saber por que vai parar, se é uma escolha ou uma necessidade”, explica a assistente social, funcionária pública aposentada pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

Mestre em gerontologia social pela PUC/SP e doutora em saúde pública pela FSP/USP, dentre outras especializações, a mineira de Belo Horizonte aconselhou os segurados a se organizarem, terem uma decisão consciente de quando parar. “Não quis dizer que têm que se aposentar. Se vão parar, precisam saber se preparar. Precisam cuidar da saúde, que assim como renda, é um fator determinante na qualidade da pessoa aposentada”, pontuou Marília, acrescentando que cada um tem de ver se o local de trabalho oferece condições para continuar exercendo a atividade para a qual foi contratado (a).

“Aposentar não é ficar em casa”
O trecho de frase é do segurado Agnaldo de Oliveira Vieira, servidor lotado na Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS). Prestes a se aposentar, Agnaldo Jacaré, como é conhecido, gostou da palestra. “Foi muito boa e produtiva. Qualificou bastante a gente. Aposentar não é ficar em casa, porque a pessoa envelhece e morre. É necessário planejar, viajar, pescar, passear um pouco. A pessoa precisa ter um objetivo na vida para poder saber o que vai fazer lá na frente. Eu quero voltar para Boituva (SP), se Deus permitir”.

Programação do PPA
Veja abaixo datas e atividades dos 13 encontros da 11ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria.

Datas                   Encontros
23/03              Integração e avaliação pré-programa
30/03              Regime previdenciário
13/04              Avaliação das dimensões de vida
20/04              Gestão financeira
27/04              Direitos Sociais, protagonismo e vínculos sociofamiliares
04/05              Gestão de tempo
11/05              Envelhecimento e saúde
18/05              Nutrição para longevidade
25/05              Atividade física
01/06              Pós-carreira
15/06              Projeto de vida I
22/06              Projeto de vida II
29/06              Avaliação pós-programa e encerramento.

Serviços
Os segurados do Ipresb podem obter mais informações pelo e-mail programasprevidenciarios@ipresbbarueri.sp.gov.br; telefone (11) 41631723; WhatsApp (11) 94538-3368; pelo site AQUI; ou ir pessoalmente à alameda Wagih Sales Nemer, 85 – Centro. Acompanhe também o Ipresb nas redes sociais: Instagram e Facebook.