Temp

Dois eventos lembram Dia Nacional de Combate ao Abuso Infantil

- 20 de maio de 2019

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) organizaram dois momentos alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 

Na quinta (dia 16) a manhã foi dedicada a crianças que repetiram o grito de guerra: “Diante da violência, eu não me calo. Barueri Slam 18 de maio”. 

Elas participaram de um slam que é um campeonato de poesia onde os participantes têm um tempo curto para apresentar uma poesia de autoria própria. Mas o slam do 18 de maio de Barueri foi diferente e contou com poesias, música, desenhos, danças e esquetes. 

As crianças e adolescentes que apresentaram o trabalho vieram de diversas organizações da sociedade civil: Projov, Apae, Organização Fênix, Baus, Gaisb, Promoart, Futuro Melhor, Cepac, IEPPC, IPP, ACM e Camp. Alunos da Emeief José Emídio de Aguiar e Fieb mostraram seus talentos. Crianças e adolescentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas e dos seis Centros de Referência de Assistência Social – Cras (Belval, Engenho Novo, Mutinga, Imperial, Silveira e Paulista) também se apresentaram. 

Todas as manifestações eram alusivas à questão da violência sexual de crianças e adolescentes e sobre como coibir as formas de abuso.  

Para Mariana de Oliveira Leite, presidente do CMDCA, o momento foi emocionante: “vocês arrasaram! Foi o evento mais incrível que já participei”. 

Parte técnica 
Dia 17, também no Centro de Eventos, o assunto foi técnico. A presidente do CMDCA, Mariana de Oliveira Leite, traçou um panorama sobre o enfrentamento ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes. Falou também sobre os avanços dos últimos anos que permitiram “um alinhamento do trabalho em rede”. 

Dailza Pineda, coordenadoria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e Ana Paula Briguet, diretora técnica de saúde mental, abordaram o trabalho dos Núcleos de Proteção a Violência e as estratégias do cuidado em rede. 

A psiquiatra Maria Rita Kehl proferiu palestra intitulada “Corpo, Infância e Adolescência na Contemporaneidade”.  Além disso, foi apresentada a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que acaba de ser criada.  

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp