Canalização e novas vias vão ampliar acesso ao Centro e beneficiar a expansão da Aldeia

- 23 de junho de 2022

Foco no progresso dos bairros, com “um olhar adiante”, sem prejudicar a vida dos moradores. É assim que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, tem investido na malha viária da cidade desenvolvendo projetos como alargamento, interligação e implantação de vias, visando facilitar o acesso aos equipamentos públicos, empreendimentos imobiliários e ampliar o apoio ao comércio e à indústria do município.

Um exemplo deste trabalho é o projeto de canalização do Braço Morto do Rio Cotia e implantação das vias marginais do bairro Aldeia de Barueri. As obras foram iniciadas e têm previsão para entrega em um ano, no mês de maio de 2023.

O trecho das obras terá cerca de 400 metros de extensão, pista com 10,50 metros de largura, passeios de concreto e canteiro central com ciclovia. Um investimento que complementará a chamada “Região Expandida” do Centro de Barueri com a Aldeia, interligando-se ainda a Alphaville, Bethaville, Boa Vista, Centro Comercial, Tamboré e  bairros vizinhos.

As novas vias marginais do Braço Morto do Rio Cotia serão implantadas entre a avenida da Aldeia e avenida Prefeito Arnaldo Rodrigues Bittencourt, interligação com as obras de alargamento e duplicação da avenida João Batista Soares e da rua Saburo Sumiya (antiga avenida Marginal).

Com isso, todas as obras do entorno da Aldeia de Barueri vão ligar a região da Câmara Municipal com o Parque Shopping, formando um anel e permitindo que o tráfego intenso de veículos seja desviado para as novas vias.

“É um investimento que se faz necessário em razão do grande crescimento de Barueri nos últimos anos em várias áreas. Nossa cidade está em amplo progresso, o que nos leva a oferecer à população melhores condições de acessibilidade e mobilidade urbana. As obras de canalização do Braço Morto do Rio Cotia e implantação de vias marginais, além da ligação com a região central, vão trazer uma circulação melhor e diminuir o tráfego interno no bairro da Aldeia”, explicou o secretário de Obras, Beto Piteri.

Alargamento e duplicação
Com prazo previsto para conclusão no início de 2023, as obras da avenida João Batista Soares compreendem da avenida Rodrigues Bittencourt até a rua Rio Paraná com extensão de 520 metros (sentidos ao Shopping de Barueri e Hospital Francisco Moran).

Já o trecho viário da rua Saburo Sumiya, que também será entregue no início de 2023, terá extensão de 480 metros. Fará ligação, por meio de uma pequena ponte sobre o Braço Morto do Rio Cotia, com a região da Câmara Municipal e da Fatec, no Novo Centro Comercial.

Acesso à rua Acre
O novo acesso da rua José Maria Balieiro com a rua Acre (trecho de 730 metros e mão dupla) foi entregue pela Prefeitura de Barueri em fevereiro deste ano. Faz ligação da região central de Barueri (Novo Centro Comercial) com a estação Antônio João da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no bairro Aldeia.

Alça da ponte Akira Hashimoto
Próximo ao Parque Shopping de Barueri e à estação Antônio João, a Prefeitura está prestes a liberar a alça da ponte Akira Hashimoto sobre o Rio Tietê (ligação da avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva com a estrada da Aldeinha). Tem cerca de 200 metros de extensão e facilitará o deslocamento dos usuários que se destinam à avenida Dr. Dib Sauaia Neto, em Alphaville.

Ligação Café do Ponto com Alphaville
Conhecida como avenida Café do Ponto, a nova ligação da avenida Mário Sadanori Doi com a ponte Antonio Macedo Arantes foi liberada pela Prefeitura de Barueri na terça-feira, dia 21. A via soma 960 metros de extensão, fica paralela à rodovia Castello Branco (km 26) e tem 14 metros de largura com mão dupla. A obra facilita o acesso direto do Jardim dos Camargos (bairro Boa Vista) com a alameda Tocantins, em Alphaville.

Temp Temp