Temp

Quinteto de Cordas de Barueri faz apresentação on-line em comemoração ao Dia Internacional da Música

- 20 de setembro de 2021

Não é segredo que a arte faz bem para a saúde do corpo e da mente. A música tem o poder de reduzir a ansiedade, despertar emoções, além de ajudar no desenvolvimento do cérebro das crianças desde bebês. Aos apreciadores de música, a oportunidade de ouvir obras clássicas, com transmissão on-line, se dará no dia 30 de setembro (quinta-feira), às 19h30, com a apresentação do Quinteto de Cordas de Barueri, que faz parte do Núcleo de Música da Secretaria de Cultura e Turismo.

Será a primeira apresentação do projeto “A Quinta Nota”, em 2021, que simbolizará o retorno às aulas formais após o período de interrupção por conta da pandemia, além da comemoração ao Dia Internacional da Música, celebrado no dia 1º de outubro. Neste concerto haverá também as boas-vindas aos novos alunos aprovados no último processo seletivo, realizado em setembro. Para acompanhar, basta acessar os canais do Youtube e Facebook Cultura Barueri Oficial.

O Quinteto de Cordas de Barueri, coordenado pelo professor Erik Heimann Pais, é composto por Juan Rossi e André Sanches (violinos), Elisa Monteiro (viola), Denise Ferrari (violoncelo) e Gustavo Fontes (contrabaixo), docentes dos cursos de cordas sinfônicas do Núcleo de Música.

Neste programa serão realizadas as obras Sonata em Ré "Burrico de Pau", de Antônio Carlos Gomes, com os movimentos I - Allegro animato; II - Allegro Scherzoso; III - Largo - Adagio lento e calmo; IV - Vivace "O Burrico de Pau"; O Quarteto N.1 W099, de Heitor Villa-Lobos, com os movimentos I - Cantilena (Andante); II - Brincadeira (Allegro scherzando); III - Canto Lírico (Moderato); IV - Cançoneta (Andantino quasi allegretto); V - Melancolia (Lento) e VI - Saltando como um Saci (Allegro). Para finalizar, o grupo interpretará, de Astor Piazzola, Fuga Y Mistério.

Criado em 2017, o Núcleo de Música tem como objetivo ofertar uma formação continuada, instrumental e vocal de alto nível, possibilitando aos alunos representar a cidade artisticamente por onde seguirem a sua carreira.

“Após a interrupção forçada por conta da pandemia em 2020, o Núcleo começa a retomar as aulas presenciais, primeiramente pelos instrumentos de cordas, piano e percussão. Voltando logo a seguir com os cursos de preparação vocal e demais. Uma novidade é que nos cursos de cordas sinfônicas os alunos poderão iniciar os estudos mesmo não possuindo instrumento próprio, pois poderão usar do acervo do Núcleo de Música”, afirma o Heimann.

Sobre o coordenador do Núcleo de Música
Erik Heimann Pais é diplomado em saxofone erudito e MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí (SP). Aperfeiçoou-se com Dale Underwood (EUA) e recebeu em 2003 o título “Licentiate in Saxophone Performance” pelo “Trinity College London”. Foi premiado em vários concursos nacionais, destacando-se o Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Niremberg (RJ). Atua como músico e solista em bandas sinfônicas desde 1997, tendo a oportunidade de trabalhar sob a regência de maestros nacionais e internacionais.

Fora do Brasil ministrou palestras sobre saxofone em universidades dos EUA, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Uruguai, México, Alemanha e França. Integrou o grupo de gestores culturais do International Visitor Leadership Program, patrocinado pelo Departamento de Estado Norte-Americano para realizar visitas técnicas em 27 instituições norte-americanas de ensino musical.

Temp