Mulheres apostam no próprio talento e tornam-se empreendedoras de sucesso

- 20 de setembro de 2022

Amor e capricho em cada detalhe dão forma aos trabalhos de Amanda Amorim, de 40 anos, e Ana Cristina Gonçalves, de 58 anos. Elas fizeram cursos voltados à geração de renda na Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria da Mulher, descobriram-se empreendedoras de sucesso e levam para cada cliente doses de felicidade.

Paixão pelo Biscuit
Com talento que vem desde a adolescência, Amanda via no artesanato um hobby e chegou a fazer cursos em outras cidades, mas foi em Barueri, na Secretaria da Mulher, que descobriu o seu lado empreendedor.

“Descobri a Secretaria da Mulher numa fase triste, me sentia depressiva e ficava só em casa, daí me inscrevi no curso de artesanato, algo que eu amo, e lá me encontrei no biscuit”, conta.

Antes, o que era só um passatempo se tornou uma fonte de renda para Amanda.  A artesã chega a produzir mais de mil peças por mês, dando “vida” a canetas decoradas, garrafas que viram bonecas, noivinhos para bolos de casamento, dentre outros. De acordo com ela, o segredo do sucesso de cada peça está na intenção de levar alegria.

“As pessoas gostam do meu trabalho porque são peças únicas, querem dar lembrancinhas e comemorar aniversários com topo de bolos personalizados”, conta. Segundo ela, o apoio da Secretaria da Mulher foi essencial para descobrir sua vocação.

“Sempre fui tímida pra oferecer os biscuits, as meninas da Secretaria que faziam isso por mim. Foi lá que consegui as minhas primeiras clientes”, lembra Amanda que também é professora voluntária e tem seus biscuits na vitrine no Bazar Permanente da Secretaria da Mulher, espaço fixo para que as alunas possam expor seus produtos à venda.

Uma vida mais doce
Ana Cristina conta que também foi desafiada a superar a sua timidez. Isso porque, antes do curso de Doces finos, onde aprimorou o seu talento em produzir bolos de festa que parecem verdadeiras obras de arte, fez o curso de vendas no varejo pelo Sebrae Aqui Mulher, uma parceria entre Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Secretaria da Mulher.

“Nas aulas a gente foi desafiada a vender os bolos em uma dinâmica. Eu era a mais tímida, mas consegui desenrolar”, lembra Ana. Ela fazia transporte escolar e parou por causa da pandemia, até que decidiu fazer bolos por encomenda. Ana comenta que o apoio da Secretaria foi fundamental.

“Além de dar o curso, a Secretaria dá um suporte imenso. Participamos de eventos promovidos lá e isso ajuda na divulgação. É uma benção!”, declara. Com os ganhos, diz, consegue participar de grandes feiras de confeitaria. “Realizei um sonho de assistir uma palestra da Beca Milano, referência em confeitaria. Foi incrível”, ressalta.

Sebrae Aqui Mulher
Tanto Amanda quanto Ana tiveram suporte no Sebrae Aqui Mulher, onde as mulheres conseguem orientações sobre o passo a passo para empreender e abrir um novo negócio. Você pode conferir os trabalhos da Amanda e da Ana Cristina em suas redes sociais.

“Os cursos, assim como a parceria com o Sebrae, abrem a possibilidade para o empreendedorismo feminino e através dele buscamos diminuir as diferenças de oportunidade na economia, bem como estimulamos a mulher a ter a própria autoconfiança, aumentando a representatividade feminina em todos os setores da economia com uma rede de apoio que dê visibilidade para as empreendedoras, consumindo seus produtos ou serviços.  É uma forma de começar a fazer parte desse movimento”, ressalta a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.

Uma porta de saída
A Secretaria da Mulher atua em diversas frentes para garantir a promoção de políticas públicas às mulheres e o apoio ao empreendedorismo feminino está entre as ações, na oferta de cursos de geração de renda e de empreendedorismo. Para saber mais, procure a Secretaria, que fica na rua Sebastião Davino dos Reis, 756 - Vila Porto.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp