Barueri realiza ação pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

- 20 de novembro de 2022

Por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), Barueri realizou na sexta-feira, dia 18, uma ação educativa para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (celebrado no terceiro domingo de novembro - dia 20 neste ano). O evento teve momento de reflexão e fé, e foi finalizado com o plantio de vinte mudas de ipês (branco, roxo e amarelo) em frente à Câmara Municipal, na rua Carlos Capriotti com a rua Wagih Salles Nemer - Bairro Centro. A Semurb contou com a parceria da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).

O objetivo da ação é conscientizar condutores e pedestres para que adquiram comportamentos e atitudes que tornem o trânsito cada vez mais seguro para todos, obedecendo normas como respeitar os limites de velocidade e não usar o celular enquanto dirige. “Consequentemente preservam-se vidas, pois nenhuma morte no trânsito é aceitável”, alerta Joyce Fazolin, diretora do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da Semurb.

Segundo a diretora, a ação demonstra o respeito e a empatia com os familiares das vítimas. “Toda morte no trânsito é precoce e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri tem se empenhado para evitá-las”, reforçou Joyce, que esteve no evento acompanhada pelo secretário-adjunto, Carlos Eduardo dos Reis Leal, e outros agentes de trânsito da pasta.

O evento foi emocionante, pois contou com a participação de familiares do jovem Gustavo Rabelo – vítima fatal de trânsito há cinco anos. Ele faleceu, aos 21 anos, a poucos dias do Natal de 2017, após acidente na estrada Velha de Itapevi. Guh, como era conhecido, estava com outros colegas em um carro e perdeu a vida. Foi arremessado do banco traseiro, sofreu traumatismo craniano e não resistiu. Os demais sobreviveram. Gustavo deixou uma filha, hoje com seis anos de idade.

Muito triste, Márcia da Silva Rabelo, mãe de Guh, disse que a conscientização é de grande importância, e chama a atenção para o respeito às normas de trânsito. “Além de todas as regras a serem cumpridas, uma das coisas que a gente tanto ouve falar é de que ‘se beber, não dirija’. É um dos fatores que mais levam pessoas a cometer acidentes. É difícil, pois vai-se embora uma pessoa amada e os que ficam sofrem bastante”, relatou.

Mortes e sequelas
De acordo com levantamento, a Semurb informou que em Barueri, entre mortes e sequelados, foram registrados 25 acidentes em 2019, dezenove em 2020 e 23 no ano de 2021. A média é de 22,33 ocorrências nos últimos três anos.

Sobre a mobilização
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi criado em 1993 pela RoadPeace, uma organização social do Reino Unido. A mobilização teve apoio inicial da Federação Europeia e de várias outras organizações parceiras. Foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 26 de outubro de 2005. Chegou ao Brasil em 2007, por iniciativa da ONG Trânsito Amigo, e a partir daí entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) realizam ações em diversos estados brasileiros.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp