Temp

Bazar de Natal valoriza trabalhos desenvolvidos pelas mulheres

- 20 de dezembro de 2019

Mais um ano chega ao fim e com ele a conclusão de uma etapa de trabalho. Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro aconteceu o Bazar de Natal da Secretaria da Mulher de Barueri - um evento promovido pela pasta, que traz suas alunas para expor e vender os trabalhos que desenvolveram durante todo o ano.  

Vários cursos são ministrados pela Secretaria da Mulher com o objetivo de incentivar o público feminino a buscar sua autonomia financeira. Os cursos contemplam desde artesanatos até culinária e confeitaria.  

Com um atendimento cuidadoso e atencioso, as mulheres que participaram do Bazar encantaram a todos com os belíssimos trabalhos expostos. O evento acontece todos os anos nas dependências da Secretaria e é aberto ao público. 

Neste ano uma das novidades foram os panetones salgados. A aluna da Secretaria da Mulher e confeiteira Elsa Fonseca trouxe para o vento sabores de panetones diferenciados como bacon com queijo, calabresa e até hot dog. Elsa trabalha com bolos há 20 anos, mas foi nas aulas da Secretaria que aprendeu a fazer receitas diferenciadas e que hoje são as favoritas de seus clientes.  

“Quando eu vejo que a pessoa consome meu produto diferenciado e se encanta com isso, me dá muita alegria. É muito gratificante vender um produto que eu aprendi a fazer, e eu sou muito grata a todos que me proporcionaram isso e sempre me lembro deles a cada venda que faço”, declarou.   

As mulheres do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama também estavam presentes no evento e trouxeram técnicas novas de artesanato como o Amigurumi, uma junção de palavras de origem japonesa que significam “ami” – “tricô” ou “malha” e “nuigurumi”- “bichos de pelúcia”. Ou seja, “bichos de pelúcia de tricô”. Essa técnica foi aprendida pela aluna e participante do Núcleo Karina Shimono, que declarou que tem a meta de começar a ensinar esse artesanato para alunas da Secretaria da Mulher no ano que vem. 

Uma das participantes do Núcleo e aluna da Secretaria, Ofélia Maria deu seu depoimento de como aprender a fazer artesanato foi bom para sua saúde. “Eu tive infarto no ano passado, sou muito ansiosa e acelerada e fazer os artesanatos me ajuda, me controla um pouco, porque é um momento que eu paro, me inspiro, começo a olhar as tintas, as caixas, e tem que pensar muito para você fazer, senão sai tudo errado”, ressaltou.  

Cada uma das artesãs presentes no Bazar contou como aprender diferentes técnicas de artesanato ajudaram a ganhar mais experiências e adquirir a independência financeira. São artesanatos em MDF, biscuit, crochê, pintura em pano de prato, bordados no geral e pet aplique, que são feitos e aprimoradas todos os dias com todo o cuidado e capricho. Muitas dessas mulheres nunca haviam tido contato com o artesanato até iniciarem as aulas na Secretaria da Mulher. “Eu não sabia fazer nada, e hoje eu gosto muito de fazer os artesanatos. Ver as pessoas vindo aqui e comprando as coisas que eu fiz é uma satisfação enorme”, falou Gildete Pereira Aluna da Secretaria da Mulher.  

Maria Amaral, Rita de Cassia e Amanda Amorim, também alunas, contaram como o artesanato ajudou a desenvolver a atenção e habilidade motora, além de ajudar a distrair dos problemas do dia a dia. “Uma das lições que aprendemos nos cursos e levamos para a vida é que errar não é o final do caminho, é uma etapa de aprendizagem. E se errou é só começar de novo que uma hora o resultado será alcançado”, ressaltaram. 

Ao final do evento a mensagem que foi deixada para o público foi de valorizar e prestigiar o trabalho dessas mulheres. “São várias horas de trabalho e dedicação durante todo o ano para a grande conclusão. É uma grande troca de energia e acabamos deixando um pouco de nós em cada peça. Mas tudo vale a pena se é feito com amor e carinho”, finalizaram as alunas.  

Clique aqui para ver mais fotos do evento. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp