Temp

Ações da Secretaria da Família beneficiam mais de 5 mil pessoas

- 20 de dezembro de 2022

Fortalecimento dos laços familiares. Assim, por meio da Secretaria da Família (Sefam), de Barueri, tem sido realizado projetos e ações de apoio às famílias. Trata-se de um trabalho envolvendo atividades voltadas às crianças e aos adolescentes, em processo de convivência com idosos, além de promoção de eventos para estreitar o vínculo social, beneficente e de integração entre gerações.

Em 2022, mais de cinco mil pessoas foram atendidas pelos programas da Sefam. Entre os carros-chefes está o Programa Famílias Fortes, desenvolvido através de acordo de cooperação técnica de apoio à família, assinado com o Governo Federal. Só neste ano, a Secretaria atendeu 453 famílias diretamente e alcançou pelo menos 1.359 pessoas.

Selo Amigo da Família
Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos com o Programa “Família Fortes”, Barueri recebeu, em Brasília (DF), em 8 de dezembro, o Selo Município Amigo da Família. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A Sefam também prestou cerca de 90 atendimentos a participantes do programa preventivo e de tratamento individuais. Ou seja, a pessoas com problemas de dependência química, de álcool e outras drogas.

A Secretaria da Família mantém ainda convênio com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. Com cerca de 150 atendimentos espontâneos ao mês, colabora com a inserção de egressos e familiares e de prestadores de serviços à comunidade no mercado de trabalho e na vida produtiva.

Projetos
A Sefam trabalha com projetos importantes como o de Atendimentos Psicossociais, com 190 pessoas beneficiadas, e o projeto piloto para acolhimento de 20 crianças. Há também o “Circulando na Rede”, projeto do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa de Barueri, com média de 600 atendimentos diretos.

A secretaria conduz ainda o projeto Agentes Mirins da Defesa Civil, que foi desenvolvido com palestras temáticas sobre "Família e Sociedade - Ética e Cidadania" nas escolas para cerca de 150 alunos.

Parque da Maturidade
Integrado à Sefam, o Parque da Maturidade José Dias da Silva, no Parque Santa Luzia, presta 1.500 atendimentos aos idosos, envolvendo serviços com equipe multidisciplinar, atividades esportivas, culturais, passeios, bailes, grupos socioeducativos, além de refeições diárias.

Coordenadoria da Juventude
Também vinculada à Sefam, a Coordenadoria da Juventude beneficiou 60 pessoas com aulas de Judô e realizou o evento “Juventude na Comunidade” em praças da cidade. Em parceria com a Etec Barueri, atendeu 120 jovens nos cursos de Auxiliar Administrativo e planilhas Excel.

Temp Temp Temp Temp