Guarda responsável: um amigo de quatro patas pode ser a alegria que falta em sua casa

- 21 de janeiro de 2019

“Só de chegar em casa e ver a alegria deles, compensa tudo”. Foi isso que o munícipe Ronaldo Câmara respondeu quando foi perguntado se havia arrependimento depois de adotar não apenas um, mas dois cachorros por meio do Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico) de Barueri na metade de 2018. O serviço é mantido pela Prefeitura através da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).

Ronaldo e sua família queriam um animal de estimação e chegaram a pensar em comprar, até que foram conhecer de perto o trabalho do Cepad. Foi assim que se encantaram com Fofão e Mary Lu, dois dos mais de 40 cães que aguardam um lar feliz. A família deu um show de amor e solidariedade e saiu de lá com dois cães adultos e, melhor ainda, especiais: Mary Lu perdeu uma patinha após um atropelamento e tem cristais na bexiga; já Fofão perdeu um olho devido maus tratos. “Eles são a alegria da casa”, garante o adotante.

Perfis como os de Mary Lu e Fofão costumam afastar muitos candidatos à adoção, assim como animais idosos e de pelagem preta, conforme explica Roberta Siqueira Mesquita, do Cepad. “Isso ocorre por preconceito e também falta de conhecimento do adotante, que muitas vezes não sabe que um animal adulto trará a mesma alegria que um filhote, tendo ainda a vantagem de serem mais calmos, já saberem o local onde farão suas necessidades e serem mais resistentes às viroses e doenças que acometem os filhotes”, diz Roberta.

Todos os animais doados pelo Cepad são castrados, microchipados, vermifugados e vacinados. Atualmente, o Centro abriga cerca de 400 animais, dos quais 40 cães e 15 gatos estão completamente aptos para adoção. Os que ainda não estão aptos, passam por treinamento de sociabilização com adestrador até que estejam prontos para um novo lar. Em 2018, foram doados cerca de 400 animais; em 2017 foram 345. O número cresceu, já que o Cepad passou por uma ampliação que possibilitou abrigar uma quantidade maior de pets.

Para adotar
Quem quiser adotar um cão ou gato deve estar preparado para uma guarda responsável: garantir o bem-estar, a alimentação, os cuidados médicos, além de atenção e carinho ao pet, que pode viver de 15 a 20 anos. O Cepad realiza um acompanhamento junto aos adotantes para se certificar de que as necessidades do animal estejam sendo supridas.

As feiras de adoção ocorrem diariamente, cada dia em um bairro da cidade. Há a opção de ir direto ao Cepad (Rua Vera Cruz, 340, Bairro dos Altos), que abre a semana toda, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 16h, para receber pessoas interessadas em levar para casa um amigo de estimação.

Temp Temp Temp Temp Temp