Temp

HMB promove palestras sobre cuidados paliativos

- 21 de maio de 2019

Nesta quarta-feira (dia 22), às 14h, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) oferece a palestra “Cuidados Paliativos: Quando indicar?”, com ministração de Samanta Mariani, médica paliativista da unidade. O evento faz parte da série “Encontros do Bem Cuidar: Cuidados Paliativos”, realizada entre maio e junho com o objetivo de ampliar o conhecimento de profissionais da saúde de Barueri, familiares dos pacientes e demais interessados sobre esse tipo de tratamento. Com entrada gratuita, as inscrições podem ser feitas até às 10h da quarta-feira pelo telefone (011) 2575-3333.

Além de reservar leitos especialmente para pacientes com sintomas de doenças graves que ameaçam a continuidade da vida e para aqueles acometidos por patologias em estágio terminal, a unidade também deseja disseminar o entendimento sobre os critérios e as aplicações do cuidado paliativo. Por isso, na quinta-feira (dia 08) foi realizada a palestra “Comunicação de Más Notícias”, com Veridiana Casalechi, médica intensivista e paliativista do Hospital Sírio Libanês, com intenção de capacitar os colaboradores para lidar de forma técnica e também humana com enfermidades como Doença de Parkinson, câncer e insuficiência renal crônica.

De acordo com o Ministério da Saúde, cuidados paliativos são destinados a toda pessoa afetada por uma doença que ameace a vida, seja aguda ou crônica a partir do diagnóstico de uma enfermidade com intuito de promover melhor qualidade de vida de seus pacientes e familiares. O HMB possui uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e capelães hospitalares, comprometida em promover acolhimento, controlar os sintomas, aliviar a dor e oferecer suporte emocional.

No dia 5 de junho será abordado o tema “Morte e Luto”, proposto pela psicóloga Caroline Oliveira para expandir a ideia de vida e a morte como processos naturais. E para fechar a programação, no dia 19 de junho, Sílvia Tahamtani, médica anestesiologista e especialista no tratamento da dor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), tratará do assunto “Manejo da dor”, para explicar a necessidade e a importância do uso de alguns remédios no tratamento de pacientes. As duas palestras acontecerão às 14h e as inscrições podem ser feitas até às 10h do dia do evento pelo telefone (011) 2575-3333.