No mês do aleitamento materno, HMB realiza programação especial às mães

- 21 de agosto de 2018

Na sexta-feira (dia 17), entre 13h30 e 16h, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) promoveu um encontro sobre amamentação para doadoras, receptoras e gestantes do Hospital com o intuito de celebrar o Agosto Dourado - mês do aleitamento.  O evento teve a participação de aproximadamente 40 mães.

O primeiro tema abordado foi a importância do aleitamento materno, apresentado por Natália Cavalcante, enfermeira responsável pelo Banco de Leite do HMB, com tópicos como o contato desenvolvido entre a mãe e o bebê durante a amamentação, a função do leite materno, o leite como forma de prevenção de doenças, dicas para amamentar, cuidados com as mamas e verdades ou mitos sobre o leite.

Na sequência, a pasteurização do leite foi explorada pela nutricionista Priscila Zanotte, com o objetivo de explicar todo o processo necessário até que o leite chegue aos bebês, passando pelo descongelamento, testes de acidez e calorias, esterilização dos vidros, análise laboratorial, separação e identificação em seringas com a prescrição indicada pelo pediatra até a ministração para cada recém-nascido.

Após as palestras, houve um momento para troca de experiências entre as mães e as profissionais sobre como o leite auxilia no desenvolvimento dos bebês internados, enfatizando a importância da doação. “Eu tive muita dificuldade para amamentar meu primeiro filho e nem acreditei quando encontrei este banco de leite ao lado da minha casa. O trabalho desenvolvido foi tão bom que agora, com o meu segundo filho, eu consigo amamentar e tenho leite até para doar”, comenta emocionada a doadora Carla Bortolo, que agradece toda ajuda que tem recebido dos profissionais da unidade.

O evento também contou com os agradecimentos de toda a equipe do HMB que participa e apoia o serviço prestado pelo banco de leite, além da presença especial do violonista voluntário Daniel Zanotte, que homenageou as mães com músicas como “Trem bala”, de Ana Vilela, e “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.

Banco de leite do HMB
O banco de leite do HMB tem capacidade para armazenar cerca de 200 litros de leite, conseguindo receber até seis doadoras ao mesmo tempo em suas dependências.

Além de dar a oportunidade para retirar o leite no próprio banco, o hospital também disponibiliza um veículo para buscar o leite na casa da doadora. Vale destacar que diante de qualquer dificuldade ou dúvida, o serviço possui uma equipe disposta a ajudar e orientar em todas as etapas da doação, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado. As interessadas podem comparecer ao banco de leite do hospital, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, no 6º andar do HMB, que fica na Rua Ângela Mirela, 354. Outra possibilidade é entrar em contato pelo telefone(11) 2575-3269.

Saiba mais sobre o Agosto Dourado
Em abril de 2017 foi sancionada a Lei Nº 13.435, que elegeu o mês de agosto como o mês dourado ou mês do aleitamento, para conscientizar a população sobre a importância deste ato. A cor dourada foi escolhida porque o aleitamento é considerado padrão ouro de alimentação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema deste ano é “Aleitamento materno: a base da vida” e tem como finalidade incentivar o aleitamento exclusivo até os seis meses e complementar até dois anos, a fim de contribuir para o desenvolvimento e proteção da criança.

Temp Temp