Temp

Vigilância em Saúde promove curso sobre manipulação de alimentos

- 21 de setembro de 2022

A manipulação adequada de alimentos é fundamental na garantia da saúde dos consumidores, bem como para resguardar proprietários da área de alimentação de sérios problemas com a fiscalização sanitária. Assim, a Divisão Técnica de Projetos Educativos, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri, promove periodicamente o curso de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, ministrado pela Divisão Técnica de Fiscalização de Alimentos do órgão.

A iniciativa mais recente aconteceu no dia 15 de setembro no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SPDP) de Barueri. Foram 13 participantes, entre proprietários e funcionários de estabelecimentos do ramo da alimentação. Na ocasião, foram dadas orientações aos participantes dos cuidados com contaminações por microrganismos, as doenças transmitidas por alimentos mal higienizados ou por surtos, a importância e procedimentos para higiene pessoal e dos equipamentos de trabalho, a escolha das mercadorias, informações sobre legislação sanitária, entre outros tópicos.

A disseminação de boas práticas no manuseio do alimento, conforme faz a Vigilância em Saúde de Barueri, segue a Portaria CVS 05/2013, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, de 19 de abril de 2013, e a Resolução RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 15 de setembro de 2004. Tais medidas definiram as regras para compra e armazenamento de produtos, assim como a manipulação dos alimentos propriamente dita.

Prevenção de doenças
A manipulação malfeita pode resultar em doenças graves, como diarreia, vômito, dores de cabeça e estômago, podendo levar até a óbito. Alguns dos procedimentos indicados para a boa manipulação de alimentos são: garantia da qualidade da matéria-prima e da sua procedência, atenção para a embalagem dos produtos (como amassados ou ferrugem) e ao prazo de validade, armazenamento adequado dos alimentos, manter os alimentos refrigerados, controle de pragas, garantia da qualidade da água, evitar contaminação cruzada e a relação de tempo e temperatura de manipulação, entre outras medidas.

Inscrições
Anote aí na sua agenda. O próximo curso está programado para o dia 17 de novembro, das 8h30 às 12h. O curso fornece certificado aos participantes. As inscrições são abertas a todos os interessados. A própria Vigilância em Saúde, ao longo de seu trabalho de fiscalização nos estabelecimentos, indica o curso para os empresários do segmento. A inscrição pode ser feita pelo e-mail saude.vscursos@barueri.sp.gov.br e mais informações devem ser obtidas pelo telefone (11) 4163-1049.

Temp