Temp

Antecipação da segunda dose da Pfizer acontece neste final de semana em Barueri 

- 21 de outubro de 2021

Na segunda-feira (dia 18), o governo do Estado de São Paulo anunciou mais uma antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, apoiado no PEI (Plano Estadual de Imunização). 

A partir de agora, o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante passou de oito semanas para 21 dias em adultos com mais de 18 anos. A regra está vigorando desde terça-feira (dia 19).   

Para os adolescentes de 12 a 17 anos, o intervalo é de 56 dias entre a primeira e a segunda dose. Mas Barueri incluiu esse público e vai adiantar a segunda dose dele também. Portanto, todos os munícipes, a partir dos 12 anos, que tomaram a primeira dose da Pfizer há 21 dias, já podem tomar a segunda dose.

Ação no fim de semana 
Barueri está realizando uma ação para aplicar a segunda dose da Pfizer nas pessoas que tomaram a primeria há 21 dias. Não é necessário agendamento.  

A ação será no polo do Centro de Eventos (avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, no Jardim Tupanci), que funciona de domingo a domingo, inclusive feriados, das 8h às 17h.  

Podem comparecer todas as pessoas que tenham tomado a primeira dose da vacina da Pfizer há pelo menos 21 dias (inclusive adolescentes a partir dos 12 anos).  

Aqueles que perderam o prazo de aplicação da segunda dose também podem aproveitar a oportunidade e dirigirem-se ao Centro de Eventos.  

Atenção!
Essa ação terá continuidade na semana que vem nos polos de vacinação do Centro de Eventos (de domingo a domingo) e do Arena Barueri (Av. Pref. João Vilallobo Quero, 1001 – Jd. Belval), que funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 17h; e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir das 10h (somente em dias úteis).

É necessário levar documento com foto e a caderneta de vacinação. Menores de idade devem ser acompanhados por um responsável legal.  

Importante lembrar que só o esquema vacinal completo garante toda a proteção que os imunizantes se propõem na luta contra o novo coronavírus. 

Entenda as antecipações 
Originalmente, a recomendação era de que a segunda dose do imunizante Pfizer fosse aplicada após três meses da dose inicial. Preocupadas com a demora em completar o esquema vacinal, que garante maior proteção contra o vírus, as autoridades de saúde solicitaram autorização para adiantar a segunda dose.  

No dia 20 de setembro deste ano, o 50º Informe do Ministério da Saúde publicou autorização para que o intervalo da primeira e a segunda dose passasse a ser de 56 dias.  

Esta semana, conforme indicado na bula do imunizante e buscando aumentar a cobertura vacinal, o governo estadual autorizou mais uma antecipação, desta vez de 21 dias entre a dose inicial e a dose final.