Escolas da Fieb obtém ótimas médias no Ideb 2021

- 22 de setembro de 2022

A Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) mais uma vez obteve ótimos resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).  Apesar dos impactos da pandemia da Covid-19, estudantes dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e finais (do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental da Fundação apresentaram um desenvolvimento educacional acima da média nacional e estadual. O Ideb indica a qualidade do ensino das escolas de todo o Brasil.

Segundo o Índice, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, no dia 16 de setembro referente a 2021, o ITB Maria Theodora Pedreira de Freitas (Fieb Alphaville) obteve nota 7,9 no Ensino Fundamental relativo aos anos iniciais, superando a média nacional, que foi de 5,8, e a estadual, de 6,3.

Quanto à nota dos anos finais do Ensino Fundamental, a Fieb Alphaville cravou 6,4, também acima das médias nacional e estadual.

Outra unidade da Fieb bem pontuada é o ITB Dagmar Ribas Trindade (Fieb Jd. Maria Cristina), que obteve média de 7,3 nos anos iniciais e 6,7 nos anos finais do Ensino Fundamental.

Para o Superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro, essa conquista é fruto de um trabalho que sempre buscou alternativas diferentes do padrão comum de ensino, além do afinco de uma equipe engajada de professores e demais profissionais.

“Temos uma equipe dedicada e comprometida com o melhor. Agradeço sobretudo à confiança e o apoio da Administração Municipal, que sempre está junto conosco para a construção deste enorme projeto chamado Fieb”, afirmou Ribeiro

Cada vez mais preparados para o futuro
Durante a pandemia, a Fieb se manteve conectada às demandas educacionais, adequando matrizes curriculares, conteúdos pedagógicos e materiais didáticos. Nessa perspectiva, reestruturou o Ensino Fundamental em novos pilares, introduzindo aos alunos metodologias ativas, interdisciplinaridade, competências socioemocionais e recursos tecnológicos integrados.

Exemplo disso é a construção da sala maker, que insere o estudante na cultura digital, ampliando seu universo de experiências e conhecimento. Tudo isso para garantir a formação de um aluno protagonista, preparado para enfrentar os desafios futuros.

Paralelamente, foram promovidas diversas jornadas focadas na formação continuada do corpo docente da Fundação. Um trabalho construído coletivamente, que transformou todo o conhecimento pedagógico adquirido em um processo de aprendizagem e reinvenção contínua.

Sobre o Ideb
O Ideb é calculado e divulgado a cada dois anos e mede a qualidade do ensino das escolas individualmente, das redes de ensino públicas (municipal e estadual) bem como nas escolas da rede privada do Brasil. São adotados critérios técnicos variados como indicador de rendimento, além de avaliações em Matemática e Língua Portuguesa, entre outros.