Guardas de Barueri e de Carapicuíba têm formação conjunta em curso tático

- 22 de setembro de 2022

A Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) de Barueri realizou na quarta-feira, dia 21, a formatura de 28 guardas civis municipais de Barueri e outros 15 da Guarda Civil de Carapicuíba. Eles concluíram o primeiro Curso Tático de Gestão de Incidentes em Segurança, promovido por profissionais especializados a convite da Escola Superior de Segurança Pública da SSUDS.

“Esse curso trouxe mais informações e mais qualificação para as Guardas das duas cidades, que realizam um trabalho de proximidade com a comunidade, de atendimento direto à população”, declarou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri, Hélio Manoel da Silva.

Foram duas turmas formadas, que tiveram 40 horas de aulas teóricas e práticas entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro, em temas como Abordagens em Situações de Flagrante Delito, Gestão e Controle de Multidões, Direitos Humanos Aplicados à Segurança Pública, Tiro Defensivo, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, entre outros.

Integração entre os municípios
O comandante da GCM de Barueri destacou ainda que o curso é também uma decorrência do esforço para a melhor integração das cidades da região Oeste do Estado de São Paulo, a partir do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), composto por 12 municípios que incluem, além de Barueri e Carapicuíba, Osasco, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Cotia, Cajamar etc.

Para o guarda civil de Barueri Vagner Pereira Nunes, um dos formandos, o curso vem aprimorar ainda mais a GCM. “São 28 anos e a Guarda teve uma grande evolução durante esse período. Tudo o que a gente aprende aqui levamos não apenas para a vida profissional, mas para a vida pessoal”.

Outro formando, o guarda de Carapicuíba Ramon Nobre, ressaltou o caráter bastante técnico do curso. “Foi muito proveitoso, a busca de conhecimentos como esse acrescenta bastante à nossa carreira”, afirmou.

Temp Temp Temp