Temp

Reorganização na Saúde diminui absenteísmo e tempo de espera para consultas

- 22 de setembro de 2022

Redução na espera pelo atendimento e também nos níveis de absenteísmo (falta ou não cumprimento do compromisso agendado) da rede de saúde municipal de Barueri. Depois de um esforço de aproximadamente um ano, esses dois aspectos despontam como os principais resultados na reorganização dos processos de trabalho da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS), da Secretaria de Saúde.

No primeiro caso, a diminuição de tempo médio no agendamento das consultas caiu de três meses para 30 dias. Já no absenteísmo para as agendas de clínica médica, as ausências passaram de 36,01% para 23% nas medições de janeiro a julho deste ano.

“Hoje, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dispõem de profissionais enfermeiros e médicos para acolhimento em demanda espontânea, sendo o atendimento prioritário, realizado mediante a necessidade apresentada pelo paciente”, explicou a coordenadora da Cabs, Fernanda Lucas Medeiros.

Padronização das agendas
As medidas de gestão implicaram nas mudanças no acompanhamento e inserção de novas linhas de cuidados aos pacientes, ações de educação permanente na rede, solicitação de credenciamento ao Previne Brasil (canal federal de financiamento para a APS – Atenção Primária à Saúde) e padronização de agendas. Assim, a partir de um diagnóstico situacional da rede de saúde e medidas como a readequação na oferta e demanda dos atendimentos e nos fluxos administrativos, a gestão da saúde ganhou mais agilidade nos trabalhos, sem perder a qualidade.

Neste contexto e partindo do princípio “faça hoje o serviço de hoje!”, foi implantado também o Acesso Avançado nas UBSs, pelo qual o paciente pode ser atendido tanto por agendamento programático quanto por demanda espontânea. Ou seja, atualmente a rede de saúde vai prestar atendimento ao munícipe o mais breve possível, sem um tempo excessivo de espera, com todos os procedimentos, com a feitura de exames, também ajustados para acelerar o processo de cuidado da pessoa.

Todo o processo de reordenamento dos processos foi iniciado pelas áreas de ginecologia, pediatria e clínica médica. Agora, a gestão da Cabs concentra-se em adotar os mesmos procedimentos para as especialidades de nutrição, psicologia, psiquiatria e odontologia.

Absenteísmo cai
Por especialidade e no que foi conquistado até agora apenas com respeito aos índices de absenteísmo os ganhos foram visíveis. Além da já mencionada clínica médica, na pediatria, por exemplo, o nível de ausência em atendimentos foi reduzido de 32,91% em janeiro para 24,31% em agosto. No mesmo período, na ginecologia, o percentual caiu de 31% para 23,66%.

“Nós reestruturamos os processos para racionalizar e otimizar o atendimento. Antes tínhamos pacientes sendo atendidos em vários lugares diferentes e, de certa forma, sem comunicação. O que não acontece mais agora”, completou Fernanda.

Temp Temp