Temp

Filme sobre a vida de Clementina de Jesus é destaque no Pontos MIS

- 22 de dezembro de 2020

Cinema, música e história, o programa que traz uma sessão de cinema gratuita online seguida por bate-papo ao vivo, nesta edição do dia 28 de dezembro apresenta o filme Clementina. Quem gosta de música e de samba não pode perder este longa dirigido por Ana Rieper (2018, 1h15, classificação livre). A ação é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e o MIS – Museu da Imagem e do Som.

O filme fica disponível gratuitamente ao público até o dia 3 de janeiro mediante cadastro gratuito no link ou pelo site do MIS.

Sobre o filme
O universo de Clementina de Jesus, revelado aos 63 anos, mostra-a como uma das maiores vozes da história do samba. A artista é considerada por muitos o elo perdido e entre a cultura brasileira e as raízes africanas. O bate-papo será realizado no dia 2 de janeiro às 18h no canal do Youtube do MIS.

Clementina  - era filha da parteira Amélia de Jesus dos Santos e do capoeirista e violeiro Paulo Batista dos Santos. Quando era criança, aprendeu com sua mãe rezas em jejê nagô e cantos em dialeto provavelmente iorubano. Destas influências resultam um misticismo sincrético e uma musicalidade marcada pelo samba e cantos tradicionais de escravizados do meio rural.

Lá acompanhou de perto o surgimento e desenvolvimento da escola de samba Portela, frequentando desde cedo as rodas de samba da região. Considerada a rainha do partido alto, com o seu timbre de voz inconfundível, foi homenageada por Elton Medeiros com o partido “Clementina, Cadê Você?” e foi cantada por Clara Nunes.

Temp