Temp

Barueri investe no verde na sustentabilidade ambiental

- 22 de dezembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo:

  • A Prefeitura de Barueri realizou ações de reflorestamento no Jardim Paulista e no Bairro dos Altos para compensar impactos ambientais de obras públicas.  
  • As iniciativas ampliaram a cobertura vegetal com o plantio de mais de 1.600 mudas, reforçando o compromisso com a preservação ambiental. 
  • As ações integram o planejamento municipal de sustentabilidade e arborização urbana. 

O Jardim Paulista e o Bairro dos Altos foram contemplados com o plantio de novas espécies de árvores por meio de ações de reflorestamento, método voltado à recuperação de áreas de floresta degradadas. A iniciativa ocorreu em dois locais: na área da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), no Jardim Paulista, e no Mirante dos Altos, localizado na rua Primavera, no Bairro dos Altos, próximo ao Conjunto Habitacional Mirante dos Altos.  

A ação teve como objetivo a compensação ambiental pelas intervenções realizadas em obras da Prefeitura de Barueri, como a abertura do prolongamento da Via Galeão e a construção da própria SSM e da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb). Os termos de compensação foram firmados junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão responsável pela emissão das autorizações ambientais.  

Cobertura vegetal recuperada 
Na área da SSM, a cobertura vegetal em recuperação totaliza 2.842 m², com o plantio de 474 mudas, conforme termo firmado em 2025. Já no Mirante dos Altos, a área em recuperação chega a 7.010 m², com um total de 1.169 mudas plantadas, referente ao termo de 2022.  

Saiba mais sobre cobertura vegetal e projeção de copas em Barueri  
Atualmente, Barueri possui 1.169 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica, o que corresponde a 17,98% do território municipal, segundo o Relatório de Qualidade Ambiental (RQA) de 2024. A projeção de copa das árvores no município atinge 28,85%, cobrindo uma área de 1.893 hectares, conforme dados do Relatório de Qualidade Ambiental de Barueri (RQA 2024).  

Arborização urbana 
O processo de arborização urbana envolve etapas de planejamento, plantio e manejo das árvores na cidade. Barueri realiza plantios em diversos pontos do município, como nos parques Dom José e da Juventude, além de áreas ao longo de vias públicas, como a avenida Exército Brasileiro, no Jardim Silveira, e a rua Anhanguera, na Vila Militar, nas proximidades do Cemitério Municipal.  

Além dessas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), disponibiliza o Guia de Arborização Urbana, com o objetivo de orientar e incentivar a população a realizar plantios de forma planejada e adequada. Complementando essa iniciativa, o Viveiro Municipal fornece gratuitamente até cinco mudas por CPF ou CNPJ a munícipes e empresas de Barueri, estimulando o plantio na prática.  

Reflorestamento x Arborização 
A principal diferença entre reflorestamento e arborização está no objetivo e no contexto de cada prática. O reflorestamento tem como finalidade a recuperação de áreas degradadas e a restauração de ecossistemas naturais, geralmente com o uso de espécies nativas e alta diversidade vegetal.  

Já a arborização ocorre no ambiente urbano e busca melhorar o conforto térmico, a estética e a qualidade de vida da população, utilizando espécies adequadas às limitações e à infraestrutura da cidade. Em síntese, o reflorestamento restaura a natureza, enquanto a arborização integra as árvores ao espaço urbano de forma planejada. 

Da redação 
Crédito das fotos: Benjamim Sepulvida/Secom Barueri