Temp

HMB oferece grupo de apoio aos cuidadores

- 23 de janeiro de 2019

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) promove dois encontros mensais entre os profissionais da saúde e os familiares dos pacientes que estão em processo de desospitalização. Trata-se da iniciativa “Cuidando do Cuidador”. A primeira reunião deste ano, que contou com a participação de aproximadamente 15 pessoas, foi realizada na sexta-feira (dia 11) para explicar como funciona o projeto. E a próxima já está programada para a sexta-feira (dia 25), quando será abordada a manutenção de dispositivos, como sonda e colostomia.  

O objetivo dos encontros, organizados pelo Programa de Integralidade Domiciliar (PID), é preparar o cuidador, podendo ser o cônjuge, os filhos, os irmãos ou até mesmo um vizinho que tem melhor relação de intimidade com o paciente e dispõe de tempo para acompanhá-lo. Durante as reuniões são abordados temas como banho e troca de curativos para que todos aprendam os processos necessários e tirem dúvidas.

“Nossa intenção é que o cuidador se sinta preparado para continuar o tratamento em casa e, assim, não se tornar uma segunda pessoa doente ou insegura diante das reações do paciente”, explica Isabel Souza, enfermeira do projeto, que ressalta a importância também do autocuidado do acompanhante.

A equipe do PID, além de oferecer apoio remoto 24 horas por dia por contato telefônico, realiza visitas multidisciplinares de uma a três vezes por semana. Como os pacientes já são acompanhados pela equipe da unidade em situações de emergência, o encaminhamento pode ser feito diretamente para o HMB perante apresentação do prontuário, que fica sob responsabilidade do cuidador.

Entenda mais sobre o PID
O Programa de Integralidade Domiciliar (PID) é um setor formado por uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos que conta com o apoio de um cuidador para dar continuidade no tratamento do paciente em ambiente domiciliar, com menor risco de infecção e fortalecendo o vínculo familiar. A liberação para participar do programa é feita após indicação clínica, quadro estável e condições de tratamento adequadas.

Apenas pacientes internados no HMB, moradores de Barueri, podem usufruir deste serviço. Para participar é obrigatório ter um responsável por receber, orientar e executar os cuidados com o paciente em período integral. O acompanhamento deste programa dura em torno de 30 dias, período em que o paciente e o cuidador já estão adaptados e que a rotina já foi estabelecida. 

O programa garante atendimento seguro com atenção humanizada e disponibilização de materiais, medicamentos e exames necessários para a recuperação. Só no ano de 2018, o PID fez o acompanhamento de 1.191 pacientes e realizou 6.790 visitas domiciliares, o que representa uma média de 560 atendimentos por mês.

Para obter mais informações sobre os encontros ou tirar dúvidas sobre o programa, é possível entrar em contato com a equipe pelos telefones (11) 2575-3271 /3319.