Semurb dá dicas de como dirigir em meio a chuvas e tempestades
- 23 de janeiro de 2025
O verão no Brasil, que perdura entre os meses de dezembro a março, é a estação do ano com maior incidência de chuvas e tempestades. Isso porque as altas temperaturas dessa época aquecem o solo e os corpos d’água que fazem o ar quente subir e formar nuvens carregadas. São essas nuvens que dão origem às típicas tempestades desse período.
A meteorologia confirma tal padrão. Em Barueri, até o final de janeiro estão previstas pancadas de chuva forte em diferentes períodos do dia.
Atenta a isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) preparou uma série de orientações para garantir maior segurança no trânsito. Pilotar sob chuva, especialmente tempestade, é perigoso e exige muita atenção e certas precauções. Nem sempre é possível parar ou escolher ir ou ficar diante do tempo ruim, por isso é imprescindível saber como conduzir o veículo nessa situação.
Além disso, durante essas intempéries a Semurb intensifica a fiscalização e posiciona estrategicamente agentes nos pontos mais sensíveis da cidade para reforçar a segurança, conforme destaca o superintendente operacional Rogério José dos Santos.
“Nos dias em que há previsão de grande quantidade de chuva nossos agentes de trânsito são posicionados em locais estratégicos a fim de oferecer toda a segurança ao usuário da via pública. Caso seja abordado por algum agente, obedeça às orientações e desvios, se for o caso. Nosso objetivo é garantir que as pessoas transitem em nosso município com segurança”, afirma Santos.
A Semurb ressalta ainda que “a chuva pode transformar um trajeto comum em um desafio, aumentando os riscos de acidentes. Para garantir sua segurança e a de todos ao seu redor, siga estas dicas práticas ao dirigir em dias chuvosos”.
Confira as orientações a seguir
1. Reduza a velocidade
A pista molhada reduz a aderência dos pneus ao asfalto, aumentando a chance de derrapagens. Mantenha uma velocidade compatível com as condições da via.
2. Aumente a distância de segurança
O tempo de frenagem é maior em pavimentos escorregadios. Dobre a distância usual entre o seu veículo e o que está à frente.
3. Verifique os pneus e os limpadores de para-brisa
Pneus desgastados perdem aderência e podem causar aquaplanagem. Mantenha-os em bom estado. Garanta que os limpadores de para-brisa estejam funcionando perfeitamente.
4. Evite movimentos bruscos
Acelere, freie e faça curvas de forma suave para evitar a perda de controle do veículo.
5. Use os faróis baixos
Em dias de chuva, ligue os faróis baixos para melhorar a visibilidade e tornar seu veículo mais visível para os outros motoristas.
6. Evite áreas alagadas
Não se arrisque em atravessar vias alagadas, pois a profundidade e os riscos ocultos são difíceis de prever.
7. Fique atento à aquaplanagem
Caso seu veículo comece a deslizar na água, mantenha a calma, não pise no freio de forma brusca e segure firme o volante, mantendo-o alinhado.
8. Planeje-se
Saia com antecedência, pois a chuva pode gerar congestionamentos. O planejamento reduz o estresse e melhora sua capacidade de tomar decisões seguras.
Lembre-se: sua prudência ao volante é a melhor aliada para enfrentar as adversidades do clima. Dirigir com responsabilidade preserva vidas.
Acompanhe os alertas de clima da Defesa Civil
Uma boa forma de se precaver com relação ao clima é acompanhar os alertas emitidos pela Defesa Civil. Ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), a Defesa Civil de Barueri está disponibilizando a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). A ferramenta é utilizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, para manter a população informada acerca de riscos causados pelas intempéries.
Para receber os alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS do celular para o número 40199, que é o da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barueri. No assunto da mensagem deve conter o CEP para o qual a pessoa deseja receber alertas. A mensagem deve ter apenas os números, sem pontos ou carácteres especiais e sem a palavra “CEP”. Logo em seguida retorna uma mensagem confirmando o cadastramento. Para receber alertas de outras localidades é necessário enviar uma mensagem para cada CEP. O serviço é gratuito.