Temp

Prefeitura construirá novo espaço para idosos em situação vulnerável

- 23 de março de 2022

Quem já viveu bastante, merece estar sob cuidados, afeto e conforto. As pessoas da terceira idade em situação vulnerável de Barueri terão em breve um espaço especialmente construído para abrigá-los. A Prefeitura dará início a uma obra na Aldeia de Barueri onde se estabelecerá a nova Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

“Barueri é uma cidade que cuida das pessoas de todas as idades, desde o bebê ainda no ventre da mãe até os mais idosos. Essa obra que vamos fazer terá todo o conforto que os idosos merecem. É mais um compromisso cumprido da nossa Administração para com o bem-estar da população, sobretudo àqueles que tanto contribuíram com o Município”, afirmou o secretário de Obras, Beto Piteri.

De acordo com a Secretaria da Família (Sefam), responsável pelos programas da Prefeitura destinados à terceira idade, o projeto da obra foi feito a partir de consultas com os profissionais especializados no atendimento de idosos, levando em consideração todos os detalhes em cada ambiente visando o melhor para essas pessoas.

“Além de muita alegria aos moradores, a construção de um novo prédio proporcionará mais espaço para os idosos, mais áreas de convivência, mais vagas para atendimento e maiores espaços para as atividades”, afirma o secretário da Sefam, Sílvio Macedo.

O novo espaço terá capacidade para 52 vagas e contará com uma equipe altamente capacitada com cuidador, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e cozinheiro.

Critérios de atendimento
O ingresso do idoso ou idosa em situação de vulnerabilidade social ao novo ILPI será feito depois de uma avaliação caso a caso, por meio de uma visita técnica com uma equipe composta por psicólogo, assistente social e enfermeiro. Nessa visita serão verificadas todas as condições do idoso.

Posteriormente, uma equipe multidisciplinar analisará os resultados das averiguações realizadas para decidir quem poderá ser transferido pra o novo espaço. Novos lugares abrem em caso de óbito, desistência ou eventual ampliação das vagas.

Asilo municipal
Atualmente, a Prefeitura de Barueri, em parceria com o Grupo Vida, mantém a ILPI que atende 42 idosos. Desde 2003, o serviço oferece atendimento global e multiprofissional, proporcionando ao residente maior autonomia e independência na realização das atividades do dia a dia.

A Prefeitura também tem outros programas destinados à população da terceira idade, sob a coordenação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, como o Vincular, que atende 111 moradores em seu domicílio com equipes de cuidadores e especialistas multiprofissional. Já o programa Equilíbrio atende 105 idosos com serviço social e psicologia, palestras, rodas de conversa, passeios, espaço do saber e das artes, mídia digital e atendimento com fisioterapeuta e educador físico, proporcionando mais autonomia aos atendidos.

Temp Temp Temp Temp