Conselho da Criança planeja ações para lembrar 18 de maio

- 23 de abril de 2018

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está planejando ações para lembrar o 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Duas atividades já estão definidas: no dia 16 de maio, a partir das 8 horas, no CAP, haverá um seminário com profissionais da rede de atendimento a crianças e adolescentes. Duas palestras estão programadas.

Já no dia 18, será realizada uma ação no Parque Municipal, também a partir das 8 da manhã. Segundo a presidente do Conselho, Mariana Oliveira Leite, o Parque foi escolhido porque é um local democrático, que permite a realização de uma caminhada e várias ações concomitantes. “Podemos mostrar para o público e para o entorno que nesse dia todos estão mobilizados pela causa. A temática já está sendo desenvolvida nos serviços da rede socioassistencial durante o mês.”

Colaboração de todos
No dia 20 de abril foi realizada uma reunião para tratar da programação do evento alusivo ao 18 de maio. O CMDCA reuniu as organizações da sociedade civil, representantes dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar e representantes de diversas secretarias municipais.

Durante o encontro, muitas atrações foram oferecidas para o evento que contará com dança, música, contação de histórias, pintura de rosto, oficinas de bexigas, grupos de grafite e muito outras atividades relacionadas ao tema. A participação em ambos os eventos é liberada.

18 de maio
O dia 18 de maio foi instituído  em 1.973, quando um crime bárbaro envolvendo a história da menina Araceli chocou o Brasil. Ela foi espancada, estuprada e drogada aos 8 anos. Seus algozes, de famílias tradicionais na cidade de Vitória, no Espírito Santo, saíram impunes.

Não feche os olhos para a violência
Denuncie casos de abuso e violência através do disque 100. Participe através das redes sociais. É possível também usar o aplicativo Proteja Brasil, para smartphones.

Você também pode comunicar um caso através do Conselho Tutelar de sua cidade. Barueri conta com dois: o Conselho 1 fica na rua Diógenes Ribeiro de Lima, 302; o Conselho 2 fica na rua Elvira Lefevre Salles Nemer, 178. Os telefones são 4198.5994 e 4198.5344.