Temp

13ª Prova Ciclística de Barueri ocorre em grande estilo no Jardim Silveira

- 23 de maio de 2022

O ensolarado domingo, dia 22 de maio, contrariou o clima dos dias anteriores da semana e contribuiu para uma manhã bem movimentada na Área de Lazer do Jardim Silveira, recém- reformada pela Prefeitura. A 13ª Prova Ciclística de Barueri atraiu atletas de várias cidades. 

Ao caminhar pelo trecho interditado da Avenida Exército Brasileiro dava pra ver vários carros com placas da Grande São Paulo (Osasco, Itapevi, Carapicuíba, ABC paulista etc.) e do interior (Jundiaí, São José dos Campos, Indaiatuba etc.) dos atletas que vieram prestigiar esse evento ciclístico, que a partir deste ano faz parte do calendário da Federação Paulista de Ciclismo. 

Muitos dos participantes trouxeram ferramentas para fazer os últimos ajustes nas bicicletas e também o próprio calibrador de pneus para que nenhum contratempo os atrapalhasse na hora da prova. O mesmo cuidado foi observado com as garrafinhas de água. 

“Uma tem água e a outra um complexo de carboidratos”, revela Luciano Pereira, o “Portuga”, de 41 anos, que veio de Jundiaí e participou da prova com a esposa Daniela de Oliveira, de 39. “A boca fica seca demais durante a prova. Sem a água e sem o carboidrato, o corredor não vai longe”, complementa ela.   

Francês voador 

O destaque da 13ª Prova Ciclística de Barueri foi o francês Simon Pierre de Groote, de 33 anos, da equipe Spin Sport Team, que correu na categoria Open Speed Maculino e venceu com o tempo de 1h13min04s, quase uma volta em relação ao segundo colocado (1h17min25s). 

Pierre corria na Europa, mas abandonou o esporte há oito anos desiludido com o doping que ainda contamina o esporte por lá. Empresário de marketing, veio para o Brasil morar com a esposa Flávia, que ele conheceu em Nova York “quando parou a bike”. 

Ele ganhou 40 quilos por conta da nossa gastronomia: “Os pastéis que a minha esposa me apresentou são uma delícia, mas acabaram comigo”, revela com uma sonora gargalhada. Ele teve de se submeter a uma cirurgia para acabar com uma “hérnia de hiato”.  

“Já perdi 30 quilos, mas ainda faltam 10 para eu voltar ao que era”, continua Simon. Se ele já está voando com esse peso, quem conseguirá alcançá-lo depois? Ele foi modesto ao comentar o resultado obtido: “só consegui porque um colega (francês também) de equipe me ajudou. Foi mais estratégia do que força”, afirma. 

Resultados 

Elite Feminino 

  1. Ana Paula Vecchete; 

  1. Yassmin Syagha; 

  1. Jaquelini Pereira dos Santos; 

  1. Jéssica Olinda Venâncio; 

  1. Natália Manso Cintra. 

Elite Masculino 

  1. Patrique Gama Azevedo; 

  1. José Jailson Diniz; 

  1. Luciano Pereira; 

  1. Edson Almeida; 

  1. Marcelo Mendes dos Santos. 

Master Feminino 

  1. Daniela de Oliveira; 

  1. Joyce Meire de Oliveira Nascimento; 

  1. Ângela Cardoso Machado; 

  1. Flaviana Ferreira Chung; 

  1. Fernanda Alves Araújo. 

Master A Masculino 

  1. Edgar Akira Tokko; 

  1. André Orsalino; 

  1. Tiago de Miele Brienze; 

  1. Ricardo Reis Silva; 

  1. Anderson Ferreira Tassi. 

Master B Masculino 

  1. Wanderlei Pessoa; 

  1. José Diógenes Fernandes; 

  1. Joelson Teles da Silva; 

  1. Elvis Lezotto de Miranda; 

  1. Alberto Casanotto. 

MTB (Mountain Bike) Masculino 

  1. Plisiomar Santiago Santos; 

  1. Douglas Batista Nunes; 

  1. Evandro Siqueira Pereira; 

  1. Anselmo Siqueira Pereira; 

  1. Carlos Roberto Mendes. 

Open Speed Masculino 

  1. Simon Pierre de Groote; 

  1. Jonathan Pereira Luiz Ferreira; 

  1. João Vítor da Silva; 

  1. Geronir Camilo de Oliveira; 

  1. Rodrigo Nunes da Silva 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp