Temp

Morcegos são transmissores da hidrofobia (raiva); saiba como evitar

- 23 de maio de 2022

Os morcegos, únicos mamíferos capazes de voar, são animais de hábitos noturnos encontrados em áreas rurais e silvestres, onde vivem em copas de árvores e em cavernas. Nas cidades, encontram abrigos em residências desocupadas, forros, porões e sótãos dos imóveis. 

Ao contrário do que se pensa, há apenas três espécies desses mamíferos que são  hematófagas (se alimentam de sangue). A maior parte deles se alimenta de insetos e contribui para controlar a população desses invertebrados. 

Outra parte desses quirópteros se alimentam de flores, frutos e sementes e assim como várias espécies de pássaros são fundamentais para a natureza na disseminação  de sementes por meio das fezes.  

Todas as espécies de morcego são transmissoras da raiva (doença neurológica grave), tanto para animais domésticos e silvestres quanto para seres humanos. O risco é alto: a maioria dos mamíferos infectados morre e os demais ficam com sequelas graves, tais como atrofia muscular, convulsões e delírios. 

As principais vias de transmissão da doença são as mordidas e os arranhões de animais infectados, principalmente em contato com feridas na pele dos seres humanos. O contato com as mucosas dos olhos, nariz e boca desses animais também pode transmitir a raiva. Não há tratamento para animais domésticos ou silvestres infectados, a doença leva a óbito. 

Em 2021, a Secretaria de Saúde de Barueri contabilizou 39 ocorrências envolvendo mordidas ou arranhões de morcegos. Neste ano, houve 16 atendimentos até o momento. 

Previna-se 

- Jamais toque em morcegos vivos ou mortos nem tente capturá-los; 

- Em caso de mordidas ou arranhões, procure atendimento médico imediatamente; 

- Mantenha forros e vãos de telhados fechados, assim como sótãos, porões e ambientes pouco frequentados; 

- Vacine anualmente seus cães e gatos contra a raiva; 

- Não tente envenená-los ou exterminá-los. Os morcegos são animais protegidos por Lei; 

- Caso constate a presença de morcegos em sua residência ou em imóveis desocupados, contate o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) ou a Guarda Ambiental (24 horas). 

Telefones úteis 

- DTCZ : 4198-5679 (de segunda a sexta-feira das 9h às 16h); 

- Guarda Ambiental: 153 (24h).