Brinquedoteca da SDPD auxilia na reabilitação de pessoas com deficiência

- 23 de julho de 2018

Sendo com jogos de tabuleiro, brinquedos de montar, desenhos, pintura ou música, o importante é se desafiar. Sabendo do poder das brincadeiras, a SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri) oferece atividades em sua brinquedoteca, onde as pessoas com deficiência também desenvolvem habilidades que melhoram a sua qualidade de vida.

“Brincar é coisa séria, ensina desafios, estimula o cognitivo e a compreensão do mundo”, afirma a brinquedista e mediadora de leitura Krisângela do Nascimento, sobre o trabalho que realiza no espaço lúdico da SDPD.

Para crianças e adultos, durante as atividades na brinquedoteca, são utilizados diferentes brinquedos, alguns adaptados que, além de ajudarem nas funções motoras e cognitivas de pessoas com qualquer tipo de deficiência, inserem valores de pequenas vitórias e incentivam a socialização.

“Não limitamos o atendido, se ele quiser montar um brinquedo de encaixe, mesmo que ele tenha uma dificuldade motora mais grave, ele deve tentar sempre”, conta.

Um dos atendidos que adora participar das atividades lúdicas é o Mateus de Almeida, de 17 anos e que tem deficiência múltipla. “A interação também estabelece vínculos importantes e com o olho no olho, como ele também tem autismo, é construída uma relação de afeto e confiança, sentimentos difíceis de serem manifestados e nesses casos são estimulados”, concluiu Krisângela.

Cerca de 100 pessoas participam da brinquedoteca, que também funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Essa atividade pertence ao Departamento de Cultura da SDPD que atende todas as deficiências em diversas oficinas voltadas à arte e à cultura.