Temp

Comitiva de São Bernardo do Campo visita estrutura do Centro de Diagnósticos

- 23 de julho de 2021

O Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin tem servido de referência para vários municípios. Esta semana foi a vez de uma comitiva formada por profissionais da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo conhecer de perto o equipamento e tudo o que ele oferece. A visita aconteceu na manhã de quarta-feira (dia 21).

O grupo foi composto pela diretora do Departamento de Atenção Especializada, Maria de Fátima Sanchez, o diretor administrativo, Damião Amaral, o arquiteto e coordenador da Unidade de Gestão de Projetos, Adhemar Dizioli Fernandes, e alguns engenheiros que atuam na Secretaria de Saúde de São Bernardo.

“Viemos ver o espaço como um todo para levar uma ideia do que é isso aqui para o nosso secretário. Eu acredito que ele pretenda levar o modelo lá para São Bernardo do Campo”, conta o diretor administrativo Damião. De acordo com ele, disponibilizar todos esses serviços em um mesmo lugar é interessante tanto para a municipalidade quanto para a população em termos de conforto, facilidade, logística e resultando até em economia para os cofres públicos.

Os visitantes foram acompanhados pelo secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho, e pela equipe técnica do Centro de Diagnósticos. O laboratório de análises clínicas foi o primeiro local visitado e de lá a comitiva percorreu todos os andares e salas do prédio. Eles observaram as instalações, conheceram mais da aparelhagem de última geração existente em cada setor e analisaram o volume de atendimentos realizados.

Referência
“Visitar Barueri foi uma recomendação do nosso secretário, Dr. Geraldo (Reple Sobrinho]. Ele sugeriu que a gente viesse conhecer esse centro até como uma referência e a nossa impressão é das melhores”, declara Maria de Fátima sobre o intuito da visita.

Conforme conta, São Bernardo tem uma população estimada em 840 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O município dispõe de todos os serviços que hoje existem no Centro de Diagnósticos de Barueri, mas não concentrados em um só lugar. O modelo está sendo analisado para saberem a viabilidade de criarem um local que reúna esses serviços todo.

“Nós propusemos no plano de governo, e nosso secretário acatou, a construção de um centro de medicina diagnóstica. A gente veio pra ver esse espelho, porque todos os serviços que vocês têm aqui nós temos, mas não de uma maneira tão concentrada e com esse nível de organização”, explica Fátima.

Para ela, o modelo chama a atenção. “A gente sai com a melhor das impressões porque aqui tudo é muito organizado. É claro que sempre tem que respeitar as proporções do município. Conheço bastante os serviços de saúde, mas um centro de medicina diagnóstica assim, com essa concentração de exames, é a primeira vez que eu visito. Conheço os hospitais do estado, praticamente todos, mas esse aqui é bem interessante. Hoje eu entendo porque pediram pra gente vir aqui”, afirma.

A equipe de engenheiros aproveitou para conhecer cada detalhe do local e tudo o que o mantém funcionando tão bem. “Estrutura muito boa. É um edifício bastante contemporâneo e o agrupamento das funções eu acho que é bom tanto para o município quanto para a população. A qualidade da construção do prédio, a modernidade dele, a humanização, as salas de espera amplas para a população e o conforto das instalações, a modernidade dos equipamentos, tudo aqui eu achei que tem uma qualidade excelente”, elogia o coordenador de Gestão de Projetos, Adhemar.

O secretário de Saúde de Barueri diz que é sempre uma alegria poder colaborar de alguma forma com os municípios. “Se temos um bom exemplo a ser seguido, é um dever nosso compartilhá-lo. Quem ganha com isso é a população, que recebe atendimentos de saúde melhores”, diz.

Temp Temp Temp Temp Temp