Temp

Farmacêuticos de Barueri participam de treinamento sobre diabetes e insulina

- 23 de agosto de 2019

Prezando pelo aprimoramento profissional constante, cerca de 20 farmacêuticos de Barueri, ligados à Secretaria de Suprimentos, participaram de mais um treinamento na manhã do dia 12 de agosto.

Na ocasião, um representante da Farmacêutica Sanofi abordou o tema diabetes e o uso da insulina nos mais diversos casos a que se aplica. Sintomas de hiperglicemia e da hipoglicemia, dosagens das insulinas análogas e formas de aplicação foram os pontos principais do encontro.

Presentes nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, além da Farmácia Central e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os farmacêuticos da rede lidam rotineiramente com pacientes vítimas do diabetes e precisam orientá-los cuidadosamente sobre o uso correto dos medicamentos. Eles também foram apresentados às últimas inovações farmacológicas nessa área.

Hipotireoidismo
Antecedendo o treinamento, o farmacêutico Vagner Nascimento Ventura, que atua na UBS Dra. Elisabete Izilda Duleba, no Chácaras Marco, palestrou aos colegas sobre hipotireoidismo.

Segundo Vagner, o hipotireoidismo é um tema frequente na rotina das unidades básicas de saúde devido a sua prevalência na população. “A atenção farmacêutica visa a interação do profissional farmacêutico no momento da dispensação do medicamento, orientando a forma correta de utilizar, com o objetivo de prevenir problemas relacionados a farmacoterapia e contribuindo na promoção e recuperação da saúde”, justifica.

O principal objetivo da palestra foi de compartilhar conhecimento, aponta o farmacêutico, afinal, “é um tema que apresenta seus efeitos em diversos sistemas do corpo e os impactos que podem ocorrer na saúde dos pacientes, principalmente em grupos específicos que necessitam de mais atenção, como idosos e gestantes, por exemplo”.

Anatomia da tireoide, síntese e secreção de hormônios, ações sistêmicas dos hormônios da tireoide, disfunções do hipotireoidismo e diagnósticos e tratamentos foram alguns dos pontos abordados na ocasião.

Temp Temp