Barueri participa da conferência internacional Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis

- 23 de setembro de 2019

Barueri participou da conferência internacional Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, que ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro, no Parque do Ibirapuera. O evento teve como objetivo reunir cidades do mundo todo para compartilhar suas experiências de sustentabilidade urbana.

Barueri participou com três boas práticas: Vida Ativa (da Secretaria de Esportes), o projeto Mães Cuidadoras (da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e o programa Incluir / Empregabilidade (da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

O Comitê Barueri Cidade Sustentável, que prestigiou o evento, vem alinhando os programas e projetos integrantes do plano municipal de metas à Agenda 2030 da ONU e aos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A diretora de Planejamento Ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Yara Garbelotto, descreveu a conexão do Comitê com o Programa Cidades Sustentáveis. “A Prefeitura instituiu um comitê intersecretarial, que se reúne mensalmente para acompanhar o desenvolvimento do plano de metas do governo. Durante esse acompanhamento, compartilhamos as experiências dos programas e projetos desenvolvidos, o que tornou possível selecionarmos as boas práticas apresentadas.”

Para os integrantes do Comitê barueriense, o termo “sustentabilidade” não se refere somente às questões ambientais, mas também às questões sociais e econômicas no planejamento de uma cidade sustentável.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, Carlos Roberto da Silva, contou sobre a importância da boa prática apresentada pela SDPD em um evento global. “Com a participação em um evento global, o nosso projeto de empregabilidade para pessoas com deficiência se torna cada vez mais internacional”, comentou.

Temp Temp