Temp

Centro Pós-Covid completa quatro meses com mais de 1.400 atendimentos

- 23 de setembro de 2021

O Centro de Atenção Multiprofissional Pós-Covid-19, que funciona no Arena Barueri, completa quatro meses com mais de 1.400 pacientes atendidos. São pessoas que passaram por reabilitação ao sofrerem algum tipo de sequela causada pelo novo coronavírus.

O espaço no Arena Barueri para esse fim foi inaugurado no dia 25 de maio e uniu-se ao Centro de Saúde Funcional, que já existia no local e atende também munícipes em tratamento de fisioterapia, em recuperação por outras doenças ou acidentes. Neste ano, foram mais de 6 mil atendimentos até agosto passado. Tanto o Centro Pós-Covid quanto o Centro de Saúde Funcional pertencem à Secretaria de Saúde, que conta com a parceria da Secretaria de Esportes, responsável por ceder o espaço.

Os pacientes vítimas do coronavírus atendidos geralmente trazem problemas respiratórios, musculares e psicológicos. Em junho passado, cerca de 30% dos pacientes chegavam em razão das sequelas da Covid, hoje esse número caiu para cerca de 10%, estima a diretora do Centro de Saúde Funcional, Flávia Mioto Galbiati.

Ivani Ferreira dos Santos, de 70 anos, moradora do Jardim Maria Cristina, ficou um mês na UTI por causa da Covid. Saiu com sérios problemas respiratórios e desde então vem fazendo fisioterapia no Centro Pós-Covid. “Se não fosse a ajuda que recebo aqui, iria demorar muito minha reabilitação. Hoje me sinto bem melhor”, afirmou.

Impactos psicológicos
A diretora do Centro de Saúde Funcional afirma que no grupo multiprofissional de atendimento no Arena os casos que mais exigiram da equipe foram os relacionados à saúde mental. O grupo de profissionais é composto por nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Os impactos da doença e da pandemia têm causado muitos danos psicológicos aos pacientes e aos familiares.

Por esse motivo, desde a semana passada começou a funcionar um serviço de atendimento psicológico com núcleos de famílias. Serão encontros semanais e quinzenais, dependendo do estado psíquico de cada participante. A ação começou com seis grupos familiares e poderá aumentar à medida que houver necessidade.

Espaço no Arena
Depois de quatro meses de funcionamento, Flávia Galbiati destaca o ganho de qualidade no atendimento no Centro Pós-Covid, principalmente por este estar em funcionamento no Arena Barueri, e elogia a contribuição da Secretaria de Esporte. “As salas são grandes, bem iluminadas, e junto com a equipe de profissionais do Esporte que nos dá apoio, encontramos um espaço muito tranquilo para trabalhar”, resumiu.

O Centro conta com o suporte do Esporte por meio do “Programa Vida Ativa”, ao oferecer ao paciente já reabilitado a possibilidade de praticar atividades físicas programadas, como alongamento e fortalecimento muscular.

No geral, o Centro de Saúde funcional atende pacientes com doenças crônicas do sistema articular como bursite, tendinite, osteoartrose, entre outras, além de vítimas de acidentes que necessitam da fisioterapia para recuperação.

Adionel de Oliveira Morais, de 61 anos, é morador do Chácaras Marco e faz fisioterapia nos braços e ombros há um mês como parte do tratamento contra bursite. Doença profissional que adquiriu depois de 15 anos operando máquinas. “Sou muito bem atendido aqui e sinto que tenho melhorado bastante”, declara.

Temp Temp