Barueri realiza nova ação educativa para motociclistas na Semana Nacional do Trânsito

- 23 de setembro de 2022

O município de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), realizou na quinta-feira, 22, mais uma ação educativa para cerca de 400 motociclistas no bolsão de estacionamento da alameda Madeira, em Alphaville. Desta vez, o evento aconteceu na Semana Nacional do Trânsito - comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Participaram ainda motoristas, pedestres e ciclistas, com o objetivo de conscientizá-los sobre o trânsito seguro nas vias.

A ação educativa em Alphaville contou novamente com o apoio da CCR Viaoeste, que disponibilizou um caminhão para uma dinâmica sobre ponto cego e frenagem e um modelo de antena corta linha de pipa; e da Yamaha Motos – empresa que entregou bonés e chaveiros aos motociclistas. Além dos brindes promocionais, a Semurb distribuiu kit de material educativo e passou orientação de segurança aos condutores.

Programação
A programação da Semana Nacional do Trânsito 2022 começou no dia 18, no estacionamento do Parque Shopping, na Aldeia de Barueri. Continua no sábado, 24, das 10h às 14h, com o programa “Segurança Consciente”, para público interno, na Associação Residencial Alphaville 2. Termina neste domingo, 25, das 9h às 12h, no Parque Ecológico, com ação educativa para visitantes e ciclistas, na entrada do Parque, em Alphaville.

Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito vai ao encontro da sequência de ações desenvolvidas no movimento Maio Amarelo 2022, que abordou o tema “Juntos Salvamos Vidas”. Aos condutores, agentes da Semurb orientaram também sobre as alterações da Lei 14.071/2020, que define novas regras no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no País.

Prevenção de acidentes
As ações em Barueri, assim como em todo País, visam conscientizar, principalmente, todos os modais (ciclistas, motociclistas e pedestres) que mais sofrem acidentes de trânsito, incluindo vítimas fatais.

De acordo com Marcelo Pascoal, chefe de seção de palestras do DET (Departamento de Educação para o Trânsito), órgão da Semurb, o cronograma elaborado para a Semana Nacional de Trânsito em Barueri foi excelente. “Um trabalho árduo, forte. Conseguimos atender todos os usuários das vias. Na ação educativa em Alphaville o foco foi no motociclista, mas abrimos um pouco o leque para pedestres, motoristas e ciclistas”, explicou o agente.

Cuidado redobrado
Motociclista há 15 anos, Thompson Oliveira, 46 anos de idade, achou excelente a ação educativa no bolsão de motos em Alphaville. Ele alerta que é preciso ter cuidado redobrado nas vias. “Sempre falo para (os motociclistas) tomarem cuidados, como: ponto cego e usar antena corta linha de pipa. Temos que pilotar por nós e pelos outros. Às vezes eles (condutores de ônibus, de caminhões) não enxergam, andam embriagados e quando percebem já aconteceu o acidente”, comentou o ex-morador de Barueri, que atualmente reside em Taboão da Serra.

Thompson viveu a triste perda do filho Leonardo, ex-prestador de serviços que faleceu em 2021, aos 25 anos, vítima de um trágico acidente de moto na Marginal Tietê, próximo ao terminal rodoviário. “O caminhoneiro passou por cima da faixa zebrada. Foi fatal, chorei muito e já já pretendo sair das ruas. É muito perigoso e ainda me lembro do meu filho”, desabafou.

Temp Temp Temp