Festival faz sucesso no Parque Municipal e carimba passaporte de bailarinas para Nova York

- 23 de outubro de 2018

Barueri oficialmente entrou para o circuito internacional de dança no último final de semana e ainda vai poder enviar a Nova York bailarinas do Núcleo de Dança da Secretaria de Cultura e Turismo. A cidade recebeu no Parque Municipal Dom José o Prêmio Arte em Cena, mostra competitiva que selecionou bailarinos que disputarão a grande final, em março de 2019, do Valentina Kozlova International Ballet Competition, em Nova York.

As bailarinas Maria Carolina Ferreira Gaspar e Sophia D’Assunção Vacilotto Gonçalves, do Núcleo de Dança de Barueri, foram classificadas na categoria solo com as coreografias “Princesa Florine” e “Chamas de Paris”, respectivamente, além de receber o prêmio Arte em Cena, com o duo “Fazer o Que?”, com Maria Carolina Ferreira Gaspar e Gabrielle dos Santos Rodrigues. As bailarinas também participaram de mostras não competitivas.

O Festival recebeu mais de 300 bailarinos de vários estados do país como Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, que apresentaram mais de 140 coreografias, durante os três dias de evento. A segunda edição do Prêmio Arte em Cena reuniu um corpo de jurados de peso, incluindo a própria Valentina Kozlova, estrela internacional da dança, além da coreógrafa Suely Machado e da professora e coreógrafa Ana Bottosso. A direção artística ficou por conta do coreógrafo Ricardo Scheir. O evento foi organizado pela Bravos Festivais com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri.

“Temos que reconhecer o trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo por essa proposta de apoiar os bailarinos e democraticamente oferecer esse festival gratuitamente”, ressaltou Suely Machado. Para Anna Bottosso, o fato de o Festival estar localizado em um Parque junto à natureza foi o diferencial. “A ideia é ótima, isso é muito importante para cada vez mais derrubar a barreira entre o público e a arte.”

Pela primeira vez no Brasil, a russa Valentina Kozlova elogiou a organização do evento e os participantes. “Os bailarinos brasileiros são muito especiais, vocês sabem dançar, cantar e viver. O que eu vi aqui promete muito para a dança no mundo. Eu vi trabalhos fantásticos. Vocês têm uma dança muito própria e precisam valorizá-la.” No final, Valentina deixou um conselho para as bailarinas do Núcleo de Dança de Barueri: “nunca voe tão alto, e trabalhe muito duro”.

“Ficamos muito honrados em receber um evento internacional em Barueri além de receber a estrela Valentina Kozlova, jurados renomados e centenas de bailarinos talentosos. Estamos mais felizes por ver que nossas bailarinas do Núcleo de Dança estão evoluindo ao ponto de serem selecionadas para disputar uma competição em Nova York”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar.

Temp Temp Temp Temp