Temp

Barueri promove palestras sobre a saúde do homem no Novembro Azul

- 23 de outubro de 2025

homem no Novembro Azul 

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • A Prefeitura de Barueri reforça a importância do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens.  
  • A prevenção inclui alimentação saudável, atividade física, moderação no álcool e exames como PSA e toque retal a partir dos 50 anos (ou 45 com histórico familiar). 
  • A Secretaria de Saúde do município promove palestras em diferentes locais durante o mês e orienta sobre o exame e procedimentos posteriores. 

Tão importante quanto o Outubro Rosa, que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, leva muito a sério, é o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da saúde do homem. E vale ressaltar que o câncer de próstata é o segundo mais prevalente, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.  

A próstata é um órgão pequeno em forma de maçã que faz parte do órgão reprodutor masculino e se localiza na parte baixa do abdômen. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é uma doença da terceira idade, principalmente porque 75% dos casos ocorrem em pessoas com idade a partir dos 65 anos.  

Para que haja prevenção, é necessário que os homens adotem hábitos alimentares saudáveis, pratiquem exercícios físicos regularmente e moderem a ingestão de bebidas alcoólicas e façam o PSA (exame de sangue) e o toque retal a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 anos se houver histórico de câncer similar na família. Uma boa parcela da população masculina, entretanto, tem preconceito e evita se submeter ao toque retal mesmo tendo todos os sintomas. Veja abaixo: 

  • Dificuldade para urinar;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Necessidade frequente de urinar; 
  • Sangue na urina.  

Saiba mais 
É preciso ressaltar que o exame preventivo é fundamental para os homens. Especialistas dizem que, em muitos casos, quando o câncer de próstata é descoberto, já se encontra em estágio avançado e há dificuldades de reversão.   

Teimosia mata 
Muitos são os casos, mas citamos Frank Zappa para exemplificar o quanto é danoso não fazer exames preventivos nem o tratamento adequado. Zappa era um roqueiro estadunidense nascido em 1940, muito criativo e consagrado, chegando a produzir 60 álbuns em 30 anos de carreira a partir dos anos 1960. Os médicos constataram que ele tinha todos os indícios do câncer de próstata, mas se negava a fazer o tratamento. Zappa morreu 17 dias antes de completar 53 anos da doença que os cientistas já previam e que poderia ter as consequências minoradas. Triste perda para os fãs e para a sua família. 

Programação do Novembro Azul em Barueri 
Serão realizadas palestras sobre a saúde do homem, nos dias, horários e locais abaixo. Participantes serão orientados sobre exames e procedimentos posteriores.  

Dia/hora 

Local 

Responsável pela atividade 

04-8h 

UBS Kátia Kohler 

Rita de Cássia Castro/enfermeira 

04-10h 

Secretaria de Saúde 

Adailton Alves/diretor 

07-8h 

UBS Pastor José Roberto Rossi 

Bruna Souza Ferreira/enfermeira 

07-11h 

UBS José Fco. Caiaba 

Paulo Dubay (psico) e Cecília Diogo (enf.) 

07-15h 

UBS Adauto Ribeiro 

Alex Sandro Rodrigues/enfermeiro 

08-8h 

UBS Hélio Berzaghi 

Rita de Cássia Barjud/Assistente Social 

09-8h 

UBS Hélio Berzaghi 

Rita de Cássia Barjud/Assistente Social 

10-8h 

UBS Pedro Izzo 

Sérgio Henrique de Santana/enfermeiro 

10-15h 

UBS Armando G. de Freitas 

Jamer Pereira Queiroz/enfermeiro 

11-9h 

UBS Benedito Oliveira Crudo 

Veroneide Araújo/enfermeira e alunos Etec 

11-11h 

UBS Raquel Sandrini Ruela 

Humberto H. Nevs de Souza/enfermeiro 

11-13h 

UBS Maria Magdalena Macedo  

Alexssandro Cassimiro 

12-9h 

UBS Maria Francisca de Melo 

Sueli Villas Boas e Kátia Regina Narciso (enfermeiras)/Helder Nacimento/médico 

12-11h 

UBS Dr Luiz Fernando Nardy 

Silas Zil da Silva/enfermeiro 

12-11h 

UBS Hermelino Liberato Filho 

Dayse Galtaroça/enfermeira 

13-11h 

UBS Vince Nemeth 

Renato Peres Vicente/enfermeiro e Lucas Guilherme Lino/médico  

14-13h 

UBS Edini Cavalcante Consoli 

Fábio Natali Pelegrini/médico  

14-7h30 

UBS Amaro José de Souza 

Fernando/médico 

17-8h 

UBS Elisabeth Izilda Duleba  

André Lemos/enfermeiro 

17-9h 

UBS João Siqueira 

Luciana Silva e Fernando de Pietro /enfermeiros 

21-8h 

UBS Cleuso de Oliuveira 

Kleber Jeans Vieira/enfermeiro 

24-9h 

UBS Júlio Lizart 

Luciana Anjos/enfermeira 

26-10h 

Ganha Tempo 

Ângela Carvalho e Sônia Silia/enfermeiras  

28-8h 

UBS Roque Ribeiro 

Ronalda Castro/enfermeira 

 

Temp Temp