Mais ágil, atendimento no Ganha Tempo deve fechar em 500 mil neste ano

- 23 de novembro de 2022

Até o final deste ano, o Ganha Tempo da Prefeitura de Barueri deverá chegar perto dos 500 mil atendimentos. Esse número traduz as facilidades proporcionadas pelo órgão na realização de serviços municipais e estaduais. É o caso da emissão de documentos (como RG), solicitação de melhorias como poda de árvores e limpeza de córregos, além de busca e processo seletivo para vagas de emprego (realizados pela Casa do Trabalhador).

Hoje, muitos serviços podem ser feitos e agendados pelo portal do Ganha Tempo, o que tem, inclusive, agilizado ainda mais os atendimentos presenciais, diminuindo o tempo de espera. Alguns serviços pontuais, contudo, não têm o recurso do agendamento on-line, caso de emissão de atestado de Antecedentes Criminais, por exemplo.

O diretor do Ganha Tempo, Celso Miguel de Oliveira, explica que nos últimos anos foram criados vários recursos digitais para que o cidadão possa solicitar ou mesmo resolver pendências com a Prefeitura sem precisar sair de casa, basta ter acesso ao portal (por smartphone ou pelo computador com acesso à internet).

“Esses recursos foram criados principalmente depois da pandemia da Covid-19, que obrigou o confinamento das pessoas e fez com que o serviço público organizasse o atendimento por outros meios”, afirmou.

Até o dia 31 de outubro deste ano, o Ganha Tempo realizou 371.333 atendimentos, com média diária de 1,6 mil. Para se ter uma ideia da mudança no perfil do órgão municipal, em 2016 o número de atendimentos presenciais no ano ultrapassou a casa do milhão (1,17 milhão). Atualmente, boa parte desses atendimentos são realizadas remotamente.

Se não puder comparecer, cancele
A direção do Ganha Tempo recomenda para aqueles que agendam o atendimento pelo portal e por algum motivo não podem comparecer no dia e horário marcados, que façam o cancelamento a fim de que a vaga vá para outra pessoa. O cancelamento também é feito pelo portal ou pelo telefone (11) 4199-1333. O Ganha Tempo fica na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro.

Além do portal do Ganha Tempo, é possível receber informações importantes pelos perfis da rede social do órgão: Facebook e Instagram.

Atendimento ágil
O eletricista Durval de Oliveira costuma usar os serviços do Ganha Tempo e os classificou como “excelentes”. Morador da Vila Pouso Alegre, recentemente esteve no órgão para abrir uma empresa MEI (Microempreendedor Individual) e para requisitar a segunda via do RG.

Sonieuda Rodrigues, moradora do bairro Engenho Novo, esteve no Ganha Tempo para tirar o RG do neto, Marcelo Henrique. Ela fez pré-agendamento para o atendimento e disse que a espera não estava longa. “Assim como das outras vezes que vim, têm demorado o tempo necessário”, afirmou.

Horários durante a Copa do Mundo

Durante os dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol 2022, os serviços do Ganha Tempo prestados pela Prefeitura de Barueri não terão expediente, de acordo com o Decreto Municipal Nº 9.693, de 17 de novembro de 2022. Contudo, outros serviços prestados que não são municipais, como os da Lotérica, Banco Santander e Cartório Civil, terão expedientes com início às 8h ou às 9h e se encerram às 12h ou às 15h, conforme o órgão. Na tabela abaixo é possível consultar os detalhes dos horários.

HORÁRIOS DOS SERVIÇOS DO GANHA TEMPO DURANTE A COPA

Dias dos jogos