RETROSPECTIVA 2019: Cidade inteligente que inova cada vez mais

- 23 de dezembro de 2019

Barueri já é uma cidade inteligente e em 2019 ampliou seu raio de ação. O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) continuou criando ferramentas que atendem necessidades de munícipes e servidores trazendo segurança, qualidade e agilidade nos processos e ganhando muitos prêmios e reconhecimento.

No ranking Connected Smart Cities, Barueri subiu para a 11ª posição de todo o país no segmento “Tecnologia e Inovação” (havia ficado em 33º em 2017, e 26º em 2018). Em julho, recebeu o prêmio “Inova Cidade” pela solução tecnológica para a Ouvidora Geral. Já em agosto, a cidade venceu pela segunda vez consecutiva a categoria “Destaque Nacional” do Prêmio Learning & Performance. Barueri também recebeu o prêmio “Destaque de Inovação e Sustentabilidade”, do curso de Engenharia de Produção da  Poli/USP.

O CIT ainda representou o município em diversos eventos, feiras e congressos, onde foi possível a troca de experiências com outras cidades e até mesmo no exterior (Barcelona), no Smart City Expo World Congress 2019.

Todos os projetos de tecnologia do município estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Neste ano foram colocados em prática o APP Servidor, a assinatura digital em processos internos da Prefeitura e um sistema para localização de jazigos durante o Dia de Finados.

Na parte estrutural, os números deste ano mostram como a cidade evolui. O número de câmeras ao vivo disponíveis no portal aumentou de 40 para 56 unidades (o circuito de videomonitoramento já conta com 455 câmeras de vigilância). Os locais com wi-fi gratuito passaram de 20 para 120 pontos de conexão. A rede de fibra óptica cresceu de 350 para 410 km, o que ocasionou em uma cidade com conexão em todos os bairros, portanto 100% conectada.

Mas se no ramo da tecnologia não se pode ficar parado, o município resolveu incentivar alunos de escolas técnicas de Barueri na criação de soluções tecnológicas e na preparação para o mercado de trabalho. Estudantes da Fieb do Engenho Novo auxiliam na elaboração de um aplicativo para a Secretaria da Mulher e o Parque Dom José foi sede de um evento de robótica.

Já para 2020, o Centro planeja novas ações para os desafios que vêm surgindo e para suprir as demandas exigidas pelos munícipes, mantendo Barueri como referência para muitas cidades que procuram se adequar aos requisitos dos novos tempos.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp