RETROSPECTIVA 2019: Conquistas e resultados expressivos na segurança

- 23 de dezembro de 2019

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP (SSP-SP) revelam que a cidade diminuiu mais de 25% dos crimes desde janeiro de 2016 até agora. Os resultados ainda apontam que em 2019, Barueri registrou seu menor número em relação a roubo de veículos, baixando quase 23% em relação a 2018 e mais de 50% nos últimos três anos. No mesmo período também houve redução nos casos de homicídio doloso (-52%), roubo (-32%), furto (-19%) e furto de veículo (-18%).

Os números são resultados do trabalho desempenhado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri (SSMU), que durante todo o ano desenvolveu estratégias, planejamentos e ações rotineiras de combate ao crime, além de operações com a Polícia Civil e Polícia Militar.

Em 2019 também houve reforço policial nas áreas escolares com a “Escola Mais Segura”, nova ação permanente da Guarda. As 110 escolas da rede municipal são monitoradas 24 horas por dia e contam com a presença constante de guardas municipais dentro e fora das unidades de ensino.

Outro avanço importante aconteceu na base Guardiã Maria da Penha que passou a atender 24 horas por dia, sete dias da semana, garantido maior segurança às mulheres vítimas de violência doméstica. As agentes especializadas também visitaram escolas para trabalhar o tema de forma preventiva.

Já o Demutran seguiu com as ações de conscientização em programas voltados para crianças e adultos, através do Núcleo de Educação para o trânsito (NET). Foram palestras em escolas, empresas e diversas abordagens nas principais vias da cidade. Mais de 9 mil pessoas foram alcançadas em 2019.

Desde o início do ano, a Guarda Ambiental contabilizou 455 ações de recolha e captura de animais silvestres, além do trabalho de fiscalização e prevenção contra focos de entulho na cidade.

A Defesa Civil também atuou no trabalho preventivo, com cursos de primeiros socorros em todas as maternais da cidade e com o programa “Defesa Civil na Escola” que em 2019 formou 150 agentes mirins. Os socorristas da cidade também passaram por treinamentos completos de aperfeiçoamento com simulações de resgate em tempo real, tudo para garantir um melhor atendimento à população.

A coordenadoria de humanização da Guarda Municipal realizou durante o ano inteiro o Programa de Ações Preventivas (PAP) nas escolas da cidade alertando jovens e adolescentes sobre os riscos que o álcool e os entorpecentes podem causar. Foram mais de 4.672 alunos envolvidos no programa. A equipe ainda visitou empresas e ONGs da cidade abordando a mesma temática.

Na infraestrutura, o prédio do Batalhão passou por adaptação para receber o novo Centro Integrado de Monitoramento (CIM), que foi ampliado e reformulado para alcançar toda a cidade. Atualmente, o CIM conta com 455 câmeras em pontos estratégicos que garantem segurança completa e eficiente.

Outra grande inovação na segurança da cidade é o Canil, nova modalidade de patrulhamento da Companhia Especializada da Guarda Municipal de Barueri, que passa a atuar com a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e GTM (Grupo Tático de Motos) nos pontos que apresentam um maior índice criminal. O Canil da Guarda conta com dois cães treinados e foi lançado oficialmente no dia 4 de dezembro durante a cerimônia de entrega da nova frota de segurança da cidade, que foi uma das mais importantes aquisições do ano.

A nova frota é composta por 150 viaturas zero quilômetro nos modelos Hilux, Oroch e Amarok, além de 20 motos XRE de 300 cilindradas. Todas os veículos possuem o novo sistema de GPS que garante a localização de cada viatura através do CIM.

A nova frota possui compartimento para o transporte de detidos, que antes só havia em alguns carros. As viaturas também possuem "luz de beco" que ilumina a lateral do veículo e ajuda no momento da abordagem em calçadas, além do chamado “quebra-mato” que é uma exclusividade de Barueri.

O investimento e empenho fazem parte do plano municipal de combate à criminalidade e são fatores que contribuíram diretamente para que o ano de 2019 fosse um dos mais seguros.

Temp Temp