Temp

RETROSPECTIVA 2019: Qualidade de vida para todos os seres vivos

- 23 de dezembro de 2019

Em 2019, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), ampliou vários projetos para aumentar a qualidade de vida na cidade.

No trabalho com animais domésticos, desde a guarda responsável, a Sema se empenhou e viabilizou neste ano cerca de 500 adoções de cães e gatos. A castração gratuita esterilizou e microchipou cerca de 4.200 animais domésticos em 2019 (são 8 mil desde 2017) e ganhou agendamento on-line. Outro serviço aguardado e que se tornou atração em Barueri foi o Resgate Animal, que recolhe animais de rua, feridos ou em situação de risco, para tratamento e adoção.

Os animais silvestres também receberam muita atenção em 2019. O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Barueri) recebeu animais apreendidos pela Polícia Militar Ambiental e por outros órgãos da região. Eles foram tratados e repatriados (devolvidos) ao local de origem como, por exemplo, jabutis e iguanas, vítimas de tráfico, que depois de tratadas foram enviadas à Bahia. O Cetas ainda alertou sobre o risco do cerol, que pode ferir, mutilar e matar aves como corujas e ajudou no envio de materiais e medicamentos para animais feridos pelas queimadas na região amazônica.

O projeto Lote Limpo ajudou na preservação e trouxe benefícios à zeladoria. O Parque Taddeo Cananéia, no Parque Imperial, foi revitalizado e reaberto, trazendo lazer para a comunidade. O lago e nascentes do condomínio São Fernando foram recuperados.

Barueri recebeu importantes certificações e estabeleceu parcerias, como a de reaproveitamento de recicláveis com o McDonald’s, além de ações com a Fundação Alphaville e para o programa estadual Município VerdeAzul.

Houve eventos como Dia Animal, Hora do Planeta, Pedalada, Dia da Árvore, exposições de carros e motos antigos, além da décima segunda edição do Concurso de Fotografia.
 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp