Demutran abre Semana Nacional do Trânsito com ação na Via Parque

- 24 de setembro de 2021

No dia 19 (domingo), o Departamento Municipal de Trânsito de Barueri (Demutran), órgão pertencente à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), realizou ação de conscientização na Via Parque, em Alphaville, abrindo a Semana Nacional do Trânsito. O evento contou com a parceria de empresas como a CCR Via Oeste e a Porto Seguro.

Durante toda a manhã, até as 13h, houve orientações aos ciclistas para respeitarem as leis de trânsito e entrega de kits. Como projeto piloto, o Demutran interditou a via das 6h às 8h para os ciclistas que realizam treino de alta performance, como o duathlon (correr e pedalar). Após as 8h, a via foi liberada para os usuários recreativos. Na ocasião, a Porto Seguro fez demonstração com bicicletas elétricas e ofereceu serviço de manutenção básica às bikes.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar sobre o respeito e a segurança no trânsito, mirando a todos: motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Este ano, o tema é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

A Via Parque foi escolhida para a ação tendo em vista que é a mais utilizada atualmente pelos ciclistas, tendo uma média de público de 100 a 150 usuários, podendo chegar a 500 pessoas, durante o domingo no horário de funcionamento, que é das 6h às 13h. A ciclofaixa conta hoje com aproximadamente quatro quilômetros de extensão regulamentada.

O administrador de empresas Carlos Monteiro gostou muito da iniciativa, que o encorajou a utilizar a via para a prática de ciclismo. “Eu estou achando muito bom, na verdade é minha primeira vez aqui, mudei para Alphaville faz um mês, eu moro bem na beira da faixa, então, para mim, está caindo feito uma luva. É perfeito, fiquei sabendo que é bem seguro, é bem-sinalizado, tem uma estrutura muito boa”, declara o morador do bairro.

O gráfico Rogério Aloísio Araújo dos Santos gosta tanto da opção que pede por mais ciclovias ou a extensão dos dias e horários das ciclofaixas. “Todo domingo eu estou aqui e é importante, deveria ter mais dias, durante a semana tem muito carro e é muito complicado.  Mas se tivesse no sábado à tarde ou se estendesse um pouco mais o horário, seria mais interessante abrir as vias, é importante para a segurança dos ciclistas”, diz. Ele também citou o novo parque da cidade. “Com relação ao Parque Linear, a gente não vê a hora de terminar”, reforça.

A SSMU estuda novas implantações, além das já existentes em Barueri, como conta o coordenador de Trânsito José Luiz Pinheiro Oliveira: “temos estudos para futuros projetos para ampliação de ciclovias em outros locais”.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp