Temp

Ótimas notas e espírito de colaboração são as principais marcas dos Alunos Tutores de Barueri

- 24 de fevereiro de 2021

O projeto Aluno Tutor é mais uma parceria de sucesso entre a Secretaria de Educação de Barueri, Google for Education e a Colaborativa.

O programa, implementado na rede de ensino de Barueri, conta com cerca de 200 alunos participantes, representando todas as escolas do ensino fundamental. O objetivo é promover a fluência digital, possibilitando que os estudantes desenvolvam competências importantes, como resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e criatividade.

Além disso, a iniciativa possibilita que os alunos sejam disseminadores da tecnologia e se envolvam com os propósitos de transformação do país por intermédio da educação e em levar tecnologia e ciência para todos.

A aluna Bruna Sadi Duarte, estudante do 9º ano da Emef Yojro Takaoka, está entre os excelentes exemplos que comprovam que a iniciativa está sendo um verdadeiro sucesso.

Após participar das turmas de formação “Aluno Tutor” no ano passado, ela vem exercendo papel fundamental ao auxiliar professores, colegas estudantes e até mesmo a comunidade escolar no uso das ferramentas tecnológicas.

Para as reuniões de pais deste ano, ela elaborou criativos vídeos tutoriais para orientar pais e alunos de como efetuar atividades em diversas ferramentas do Google Sala de Aula. Para ela, a implementação do programa Google For Education pela Educação de Barueri foi uma das iniciativas mais importantes. “As ferramentas tecnológicas vieram para fazer com que as aulas ficassem muito mais dinâmicas e interessantes. Os alunos estão muito mais interessados”, conta.

Alunos Tutores
Nascidos já em meio a muita tecnologia, a maior parte desses estudantes da atualidade possui grande familiaridade com esses recursos e consegue aprender facilmente sobre as novidades.

A plataforma do Google for Education tem como principal mote a colaboração e a construção conjunta do processo de aprendizagem, tornando-o mais horizontalizado. A secretaria de Educação de Barueri aderiu ao programa por acreditar ser uma forma de aplicar essa ideia na prática, promovendo o aprendizado dos tutores via cursos e no exercício da função no dia a dia, tornando todo o processo mais coletivo e protagonizado por eles.

 

Temp