Temp

Coleta mecanizada de lixo funciona em vários bairros de Barueri

- 24 de fevereiro de 2022

Por volta das 19h começa a coleta mecanizada de lixo nos bairros centrais de Barueri. O sistema foi implantado em dezembro do ano passado com a disposição de contentores de polietileno de alta densidade (pead) a cada 75 metros ao longo das ruas. Nos bairros com menor índice populacional, as caçambas ficarão a cada 100 metros. 

“O serviço é público e não para empresas nem condomínios residenciais”, explica Francisco Pugliesi, diretor de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Municipais. “Já temos 1.500 contêineres chipados (para maior segurança) em uso em Barueri. Até o final de junho pretendemos ter 10 mil. A coleta mecanizada é melhor para o município e para o povo”, complementa ele. 

A coleta é feita sem contato humano com as embalagens, três vezes por semana, exceto no Centro, onde ocorre de segunda a sábado. Os profissionais de limpeza empurram os contentores, que têm capacidade de mil litros, até a plataforma elevatória do caminhão compactador. O conteúdo é despejado num grande reservatório do veículo.  

A cada 30 dias o contentor é higienizado por um caminhão que acompanha o da coleta. O objeto é elevado até uma câmara fechada onde recebe fortes jatos pressurizados de água com enzimas vivas, que eliminam todos os resíduos e bactérias que possam causar mau cheiro. 

O processo demora poucos minutos e impede o aparecimento de insetos e de roedores. A água oriunda da lavagem vai para outro reservatório do caminhão e posteriormente para uma estação de tratamento para reúso.  

“A ‘Unidade Móvel Lava Contentores’ tem capacidade para realizar até 230 lavagens a cada viagem”, revela Valter de Souza, gerente operacional do Consórcio NPB, responsável pela realização dos serviços. 

Vantagens 

Além de ser ecologicamente correta, a coleta mecanizada permite que o morador disponibilize o lixo a qualquer hora do dia ou da noite e diminui a exposição dos profissionais da limpeza a riscos de ferimentos graves (cortes, por exemplo). Os garis, por sua vez, poderão fazer a varrição das ruas e acondicionar o conteúdo no contentor de lixo mais próximo. 

Cuidados 

Pede-se que os munícipes continuem acondicionando o lixo em sacos plásticos, não coloquem entulho, aparas de jardinagem, objetos de madeira e outros materiais inapropriados, fechem sempre a tampa após o uso e não mudem o contentor de lugar.   

 

Temp Temp Temp