Temp

Vacina da gripe não cura coronavírus, alertam autoridades de saúde

- 24 de março de 2020

Nesta segunda-feira (dia 23), o Ministério da Saúde deu início à Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) em todo o Brasil. A data foi antecipada em um mês com o objetivo de oferecer maior proteção aos grupos de risco durante essa pandemia de coronavírus (Covid-19) que assola o mundo.

As autoridades de saúde esclarecem que tal vacina não cura e nem protege contra o coronavírus, como têm afirmado erroneamente algumas pessoas. Ela protege contra três tipos de Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B), sendo uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as gripes nas triagens, acelerando o diagnóstico para coronavírus.

A campanha está dividida em etapas, priorizando os grupos mais vulneráveis no atual quadro de pandemia. As vacinas têm sido enviadas pelo governo federal aos poucos às cidades.

CONFIRA AQUI LOCAIS E ETAPAS DE VACINAÇÃO EM BARUERI.

Não é preciso ter pressa. Evite aglomerações
Nesta primeira fase da campanha o imunobiológico está sendo disponibilizado a idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. Mas atenção: não é preciso pressa, pois esse público será vacinado até o dia 15 de abril e as doses estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde aos poucos para os municípios. A campanha toda irá até o dia 22 de maio.

As recomendações para se evitar aglomerações continuam, além de outras medidas de segurança e higiene. Portanto, o ideal é buscar os postos de vacinação aos poucos para que não haja acúmulo de pessoas e, com isso, diminuam as chances de contágio do coronavírus.

Controlar os surtos de Influenza é de extrema importância, principalmente diante de um quadro de pandemia, como o de agora. Mesmo que a vacina não seja eficaz contra a Covid-19, ela previne outros vírus e ajuda a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios nos serviços de saúde, acelerando o diagnóstico para coronavírus.