Temp

Cras’s ainda mais perto da população

- 24 de abril de 2019

Considerados as “portas de entrada da Assistência Social”, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se aproximam cada vez mais da população. Prova disso é o Cras Itinerante, que acontecerá pela segunda vez e tem como objetivo ampliar as atividades no bairro e descentralizar sua atuação.

Os Cras’s são os principais equipamentos de proteção social básica nos territórios considerados mais vulneráveis e são administrados diretamente pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).

O Cras itinerante acontece graças a parcerias com órgãos da rede intersetorial.  Nessas atividades são disponibilizados serviços como acolhimento breve, orientações e encaminhamentos para projetos realizados nos Cras’s, orientação para ingresso no Cadastro Único e Programa Bolsa Família, orientação e encaminhamentos sobre o Benefício de Prestação Continuada, agendamento de atendimento, oficinas socioeducativas e campanhas preventivas.

Cras Mutinga
Nesta quarta-feira (dia 24) começou a segunda edição do Cras Itinerante. A primeira ação foi no Jardim Mutinga, na Av. São Vicente de Paula, em frente a Emef Prof. José Domingos da Silveira. A equipe orientou as pessoas a respeito dos Programas de Transferência de Renda, Cadastro Único e serviços ofertados. Simultaneamente aconteceram oficinas de grafite, dança do ventre e artesanato.  Tendas da Secretaria de Saúde, Recursos Naturais e Meio Ambiente e da Transpetro estiveram lá. O terreno da praça onde foi realizada a ação pertence a Transpetro e uma equipe orientava a população sobre os cuidados com o terreno localizado na faixa de dutos. É proibido cavar, furar, fazer fogueira e construir, por exemplo.

Albertina Gomes dos Santos faz parte do grupo de artesanato e pratica atividade física no Cras Mutinga há 4 anos. Ela conta que participar da atividade física duas vezes por semana foi ótimo: “melhorei 100 por cento. Eu vivia dura, com dor na coluna”. A atividade física que Albertina faz é uma parceria com a Secretaria de Esportes, o programa chamado Vida Saudável.

Para Andreia Madolio Passos, coordenadora do Cras Mutinga, o Cras Itinerante é uma maneira de se aproximar ainda mais da população: “é importante que reconheçam o Cras como uma equipe que está próxima e pode atuar para a melhoria do próprio bairro”.

Próximos Cras’s Itinerantes
Para participar não é preciso inscrição prévia. Traga sua família e venha conhecer os serviços dos Cras. Todos os espaços escolhidos passarão por revitalizações que serão feitas pelos Cras em parceria com outras secretarias municipais e organizações da sociedade civil locais. O horário é sempre das 9 às 14h.

DATA

LOCAL

30/04

Cras Engenho Novo

(Jd.dos Altos, nas proximidades do conjunto habitacional)

09/05

 

Cras Belval

(Av. Itaquiti)

24/05

 

Cras do Jd. Silveira e do Jd. Paulista

(Praça dos Sonhos)

11/07

Cras Imperial

(R. Árvore da Felicidade)

 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp