Semana Antimanicomial é encerrada com êxito no Caps Estação

- 24 de maio de 2023

Na manhã de sexta-feira, dia 19, foi realizado o evento de encerramento da Semana Antimanicomial no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Adulto - Estação, gerido pela Secretaria de Saúde de Barueri. Durante a semana ocorreram campeonatos internos de futebol, sinuca e dominó e também atividades como dança circular, dinâmica e um piquenique. As ações ocorreram em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

Todos os anos os três Caps de Barueri (Infantojuvenil, Adulto e Álcool e Drogas) preparam uma programação intensa para conscientizar sobre a saúde mental e como métodos integrativos são eficientes para atender às pessoas com sofrimento mental, além de garantir o direito delas à vida em sociedade. A iniciativa também busca combater o preconceito, o estigma e a exclusão de quem sofre de transtornos mentais.

Rita de Cássia Bittencourt Stella, diretora de saúde mental de Barueri, ressalta a importância da ação. “É importante que todos se conscientizem da importância de darmos um tratamento mais digno às pessoas que têm transtornos mentais. Ontem foi o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Estivemos na marcha da Avenida Paulista para dar o nosso apoio”, conta ela.

Fazendo parte do todo
Todos os campeões dos torneios ganharam medalhas. Houve uma apresentação das bailarinas Fernanda Santos e Bárbara Watanabe, integrantes da Ocac (Oficina Contemporânea Adriana Castelo). Adriana é uma coreógrafa de Barueri. “Nossa apresentação faz parte do espetáculo ‘Pelo Caminho’, cuja temática é o desafio da vida”, contam elas.

O usuário Francisco N. S. foi muito aplaudido ao tocar violão e cantar as músicas “No Dia em que Eu Saí de Casa”, de Zezé di Camargo e Luciano, e “As Águas do  São Francisco”, de Gino e Geno. Outros pacientes demonstraram suas habilidades cantando a capela e declamando poesias. A usuária Valdenise, de 59 anos, professora aposentada, fez um depoimento muito comovente enaltecendo os cuidados que vêm recebendo no Caps.

Depoimentos
Elizabeth S. S., de 70 anos, moradora do Jardim Califórnia, estava acompanhada do filho Elias, de 26. “Meu filho caçula recebe cuidados de Barueri desde 2015. Tem sido muito bom pra nós”, conta ela. Elias confirma: “Integro os grupos de música, poesia e literatura. É um bom espaço pra gente se expressar. Gosto muito de vir aqui”, revela.

O Caps em Barueri
A primeira unidade do Centro de Apoio Psicossocial foi fundada em Barueri em 2000. Duas outras unidades foram criadas posteriormente. Há atendimento para crianças, adultos (Caps Infantojuvenil) e usuários de álcool e drogas (Caps AD). O Caps Estação tem uma equipe multidisciplinar formada por um psiquiatra, um médico clínico geral, dois assistentes sociais, seis psicólogos, dois terapeutas ocupacionais, quatro enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem.

São atendidos 450 usuários de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e servidas três refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde). Os pacientes chegam ao Caps por indicação de entidades de saúde e acolhimento ou por inciativa de familiares. Há várias atividades à disposição deles: leitura, fala, horta, mandala, expressão musical etc. Os integrantes da oficina “Talentos” produzem brigadeiros para venda ao público.

Temp Temp Temp Temp Temp