Temp

Barueri recebe nota máxima em gestão fiscal e consolida liderança nacional em transparência contábil

- 24 de setembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr

Resumo:

  • Barueri recebeu nota máxima (A+) do Tesouro Nacional em gestão fiscal e qualidade das informações contábeis e fiscais.
  • O reconhecimento garante maior autonomia, acesso a financiamentos e reforça a confiança de investidores.
  • A cidade está entre os municípios brasileiros que alcançaram excelência nas duas principais categorias avaliadas.

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Finanças, foi premiada com a nota máxima (A+) em gestão fiscal e qualidade das informações contábeis e fiscais, concedida pelo Tesouro Nacional. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (15), em Brasília, durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, no Centro Cultural Banco do Brasil.

O reconhecimento é parte do índice Capacidade de Pagamento (Capag), um dos principais indicadores da saúde fiscal dos entes federativos. A nota A+ representa o mais alto nível de excelência em responsabilidade fiscal, equilíbrio financeiro e transparência na prestação de contas públicas.

Barueri integra agora um seleto grupo de municípios brasileiros, ao lado de apenas oito capitais, como Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, que conquistaram a nota máxima tanto no Capag quanto no ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

Saiba mais

Destaque nacional em boa gestão

Desde a criação do prêmio, em 2019, Barueri é um dos municípios que mais avançou. Em 2024, a cidade bateu recordes em investimentos e se destacou pela solidez fiscal, com todos os compromissos pagos em dia, baixo endividamento e uma rigorosa lei municipal de responsabilidade fiscal.

A nota A+ também tem impactos diretos no desenvolvimento local, pois permite o acesso facilitado a financiamentos com aval da União, aumenta a confiança de investidores e amplia a autonomia da prefeitura para planejar e executar projetos em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Rigor na avaliação

A avaliação da qualidade das informações contábeis e fiscais inclui mais de 160 critérios técnicos, analisando precisão, consistência e integridade dos dados enviados pelos entes públicos. Em 2024, mesmo com o aumento das exigências, com 26 novas verificações aplicáveis aos municípios, Barueri manteve sua performance de excelência.

Dos mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 547 conquistaram a nota A este ano, um salto significativo em relação aos 365 registrados em 2023. Barueri, no entanto, está entre os poucos que atingiram o patamar A+ nas duas categorias avaliadas, o que reforça sua posição como referência nacional em gestão pública.

Temp Temp Temp