Temp

Barueri promove inclusão e apoio no mercado de trabalho

- 25 de novembro de 2022

Não se trata apenas de empregar, é preciso dar oportunidade de crescimento. É com esse objetivo que a cidade de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) em parceria com a MPD Engenharia, amplia o apoio para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e oferta de cursos de capacitação profissional. 

Por meio de um processo seletivo realizado pelo Departamento de Empregabilidade da SDPD, ao todo 15 pessoas foram selecionadas para participarem do curso Técnico em Administração. Os candidatos recebem uma bolsa no valor R$ 1.000,00 mais auxílio transporte durante o período de um ano e meio.  

Tanto a bolsa quanto o curso são custeados e oferecidos pela MPD Engenharia, que conta com o acompanhamento técnico da SDPD.  

“É uma iniciativa nova, porque uma das grandes queixas das empresas é quanto a qualificação dos candidatos. Esse projeto proporciona um investimento nesse currículo e ao final do curso a gente também vai poder direcioná-los às vagas que surgirem das empresas que estão em busca desses perfis”, disse a diretora do Departamento de Empregabilidade da SDPD, Patrícia Fulachio. 

Parceria 

De acordo com o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos), o apoio da iniciativa privada foi fundamental.  

“A MPD foi uma grande parceira na contratação desses candidatos para participarem do programa de estudos. Foi um grande passo, até mesmo para motivá-los. O nosso o objetivo é engajar cada vez mais empresas e assim promover mais oportunidades de emprego para pessoas com deficiência”, ressalta. 

“Logo após a certificação, os recém-formados terão oportunidade de serem contratados como colaboradores pela construtora e incorporadora. Capacitar e incluir estão entre os nossos objetivos para construir um futuro melhor para todos”, afirma a analista de Recursos Humanos da MPD Engenharia, Priscila Brandão Rodrigues. 

Nova perspectiva 

As aulas são ministradas pelo Senai Barueri desde julho deste ano, e já mudaram a realidade e a perspectiva de Yara Santa’Anna, de 57 anos, que tem deficiência física e estava fora do mercado de trabalho há seis anos.  

“Está sendo uma experiência incrível. Um novo mundo se abriu para mim. Sou muito focada, e depois que eu concluir e arrumar um emprego, quero cursar contabilidade”, relata Yara. Ela revelou que tudo começou no Feirão do Emprego promovido pela SDPD. 

“Eu fui convidada pela SDPD a participar do Feirão e vi um mundo de oportunidades surgindo. A SDPD dá todo apoio e suporte para pessoas com deficiência”, disse. 

Empregabilidade 

O Departamento de Empregabilidade da SDPD tem o objetivo de romper as barreiras que a pessoa com deficiência encontra para o ingresso no mercado de trabalho, dando apoio para o contratado, sua família e a empresa contratante. Para obter mais informações você pode ligar no (11) 4201-8034, ramais 118 e 120, ou enviar e-mail para sdpd.empregabilidade@barueri.sp.gov.br