Temp

UBS Belval orienta pacientes sobre prevenção postural

- 25 de abril de 2019

Doenças da coluna são mais comuns do que se imagina e afetam pessoas das mais variadas faixas etárias. Em nome da prevenção – princípio básico da rede de saúde pública -, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Hermelino Liberato Filho , no Jd. Belval, realiza todos os meses rodas de conversa acerca do tema “Avaliação Postural – Educação e Saúde”.

“O projeto visa uma avaliação e a educação postural com foco na prevenção e amenização de sintomas relacionados a doenças na coluna, infelizmente algo muito comum na maioria de nós. Se necessário,  a pessoa é orientada a buscar avaliação do profissional médico”, esclarece a Assistente Social da unidade, Ivani Maria de Souza.

A ação é uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação e os encontros são conduzidos pelo professor de Educação Física da Emef Ézio Berzaghi, Edson V. C. Oliveira. Na escola, o profissional trabalha esse tipo de prevenção com crianças e adolescentes, ensinando a corrigir a postura desde cedo para evitar o aparecimento de problemas no futuro. Sua experiência no assunto têm sido muito bem aceita pelo público que frequenta a UBS.

“Nosso objetivo é orientar as pessoas sobre a postura ao sentar, ao carregar peso, ao dormir, mostrando a posição ideal. Também estou fazendo uma breve avaliação com relação à simetria postural”, detalha Edson. Durante a palestra, ele indica alguns exercícios de baixo impacto possíveis de se praticar em casa e até no trabalho. Quando ele se depara com algum caso mais preocupante, indica a busca por um diagnóstico mais preciso por parte de especialistas.

De olho na postura
Na quarta-feira (dia 17) aconteceu o encontro deste mês de abril, quando o professor trouxe um simetrógrafo para avaliar a postura das pessoas. Participaram pacientes e funcionários da UBS. O instrumento identifica problemas na postura capazes de agravar certas enfermidades que sem identificação ou tratamento podem limitar seriamente a mobilidade.

A enfermeira Madalena de Oliveira Gonçalves participou do evento e conta que foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos de forma bastante descontraída. Ela destaca o momento em que aprendeu mais sobre fatores que podem colaborar para o erro postural como um dos pontos altos da palestra. “Carrego os ensinamentos no meu dia a dia, tentando ao máximo manter a postura correta e minimizar os danos causados por erros posturais”, diz Madalena.

Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas na UBS. Eles acontecem toda terceira quarta-feira de cada mês às 10h.

Temp Temp Temp Temp