Temp

Fórum sobre saúde da mulher leva informação e empoderamento

- 25 de maio de 2023

O Fórum sobre Saúde da Mulher, promovido pela Secretaria da Mulher de Barueri na quarta-feira (dia 24), foi marcada pela presença de mulheres de várias idades que puderam tirar dúvidas sobre a saúde feminina em todas as fases da vida.

Com o tema “Saúde da Mulher – para cada momento um cuidado”, o evento recebeu especialistas que abordaram sobre os direitos reprodutivos, acesso à saúde, a importância da rede de apoio e dignidade menstrual. O evento contou também com a apresentação das alunas de dança do ventre.

Mudança e apoio
A pediatra e diretora da Saúde da Criança da Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde) da Secretaria de Saúde, Vera Freire Gonçalves, falou sofre a rede de atendimento de Barueri, que acompanha na integralidade a saúde da mulher, e destacou a fase de transição da adolescência. Explicou que a adolescência é um processo biopsicossociocultural, porque passa pela mudança biológica, mas também têm as questões psicológicas, sociais e cognitivas.

“O adolescente ainda não tem capacidade de vislumbrar riscos. Muitas vezes o adolescente dá importância mais ao prazer do que aos riscos que podem lhe causar. Um desses riscos é gravidez na adolescência, porque esse corpo não está preparado, podem prejudicar a gestante e o bebê”, disse Vera. Ela ressalvou que “ter uma rede de apoio é muito importante e todos os adultos envolvidos com esses adolescentes devem dar apoio e orientação”, destacou a pediatra.

Direito de se cuidar
O médico ginecologista Francisco Fabri, lembrou dos avanços na medicina para a mulher, sobretudo no município de Barueri, e o direito que a mulher tem de ter acesso à saúde na prevenção de doenças, assim como o mesmo direito de engravidar, de ter uma gestação de qualidade e um parto seguro.

“É muito preocupante quando uma mulher deixa de fazer um exame como o Papanicolau. Barueri foi pioneira em treinar as técnicas de enfermagem para esse tipo de exame e assim facilitar o acesso para todas as mulheres, sem precisar aguardar consulta com o médico, fundamental para o diagnóstico de câncer de útero”, disse Fabri.

“Barueri é autossuficiente em exames de mamografia, temos uma maternidade de excelente qualidade, uma UTI neonatal com medicina de ponta, dentre outros avanços. A mulher tem o direito de cuidar da saúde e pode contar com essa estrutura”, reforçou o médico.

“Sou de uma época em que os nossos pais não falavam sobre cuidado com a nossa saúde. E ainda nos dias de hoje aprendi tanta coisa nesse Fórum, são tantas informações que nem todos têm acesso”, disse a aluna da Secretaria da Mulher, Aparecida de Barros.

Temp Temp Temp Temp