Eleitos os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar

- 25 de setembro de 2018

Barueri elegeu os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A etapas das votações aconteceu na manhã de segunda-feira (dia 24), no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Professores. A fase final acontecerá nas próximas semanas na Coordenadoria de Abastecimento, onde será escolhido o presidente do Conselho.

O órgão é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, além de garantir boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos.

Integrado por representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação e pais e de alunos, o órgão analisa uma série de ações que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino - trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.

É fundamental que os conselheiros conheçam as cozinhas, as despensas e os refeitórios das escolas para avaliar o gerenciamento de estoque, o cardápio, a higiene na preparação dos ingredientes e o fornecimento dos mesmos. O trabalho in loco permite que eles questionem se os alunos estão satisfeitos com a merenda e observem outras falhas que possam vir a prejudicar o bom andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. É importante que o conselho informe à Secretaria de Educação sobre as irregularidades encontradas durante as visitas e, depois, verifique as providências adotadas a respeito.

Os novos integrantes do CAE de Barueri são:

Representantes dos servidores

Washington Augusto Santana (Emei Roque Soares)
Izaura Campos Silveira (Maternal Matilde Abreu de Moraes)
Maria Cecília Pereira (Maternal Aracy Martins Lima)
Aparecida Rosângela Carneiro (Emef Elizabeth Parmnondi)

Representantes dos pais de alunos
Robson Jucá de Carvalho (Maternal Aracy)
Elizabeth Rocha Souza (Emef Mário Joaquim)
Acylene Pereira Pinto França (Maternal Egle Aparecida)
Eliane Santos Conceição (Emei Décio Trujilo)

Representantes dos professores