
Escola Maria Meduneckas recebe exposição artística até o fim de setembro
- 25 de setembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A Escola Maria Meduneckas, em Barueri, recebe até 30 de setembro a exposição da artista Klaudia Melo, com 26 obras próprias e releituras de grandes pintores.
- A mostra busca despertar a sensibilidade artística nas crianças, envolvendo alunos e comunidade.
- A entrada é gratuita, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h. Após dia 30/9, a exposição continua na EMEF anexa ao complexo.
O Complexo Educacional Professora Maria Meduneckas, no Jardim Silveira, recebe até o dia 30 de setembro a exposição da artista plástica Klaudia Melo, moradora do Parque Viana. A mostra reúne 26 obras autorais e releituras com tinta acrílica e a óleo de grandes nomes da pintura, como Claude Monet, Van Gogh, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.
“Releitura é muito diferente de plágio, que pode até ser crime”, explica a artista. “É quando você interpreta uma obra com o seu olhar e traços, expressando como a entende e sente.”
A exposição, segundo a curadora Greyce dos Santos Camargo Gonçalves, busca despertar a sensibilidade estética nas crianças, promovendo o contato com a arte e fortalecendo valores ligados à infância e à cultura da paz. A mostra foi organizada em parceria com a diretora da unidade, Cecília Maria Siqueira Silva.
Saiba mais
Integração
Durante a abertura, no dia 15 de setembro, Klaudia pintou ao vivo para os alunos, que a acompanharam com atenção e carinho. A obra ganhou retoques especiais do pequeno Lorenzzo Gael, de 9 anos, filho da artista. Diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista), Lorenzzo também participa da exposição com os quadros “Godzilla” e “Morro Escuro”, este último, segundo ele, "por representar a noite".
A mostra já foi visitada por centenas de alunos e pais. No último dia 24, quem marcou presença foi o secretário de Educação de Barueri, Cláudio Piteri, que recebeu de presente duas telas: “Ipê Branco” (de Klaudia) e “A Grande Montanha” (de Lorenzzo). “Me senti prestigiada com a visita do secretário. Foi importante para mim e para o meu filho”, disse Klaudia, emocionada.
Sobre a artista
Klaudia Melo, nascida Claudia Melo Souza, é natural do Piauí e vive em Barueri há quase 30 anos. Formada em Educação Artística com ênfase em desenho pela Universidade São Judas, ela também cursa Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Cruzeiro do Sul e é pós-graduada em História da Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena pela Unicid.
Diagnosticada com TEA durante a pandemia, segue produzindo ativamente. Suas obras já foram exibidas em diversos espaços, incluindo esculturas em exposição permanente na Biblioteca Eny Cordeiro, no Jardim Belval.
Serviço Exposição da artista Klaudia Melo
Local: Complexo Educacional Profa. Maria Meduneckas
Endereço: Av. Washington Luiz, 600, Jardim Silveira
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Duração: até 30 de setembro (terça-feira)
Após dia 30/09, a exposição continua na EMEF anexa ao complexo
Entrada gratuita



